1. Doces com adoçantes
Muito utilizado em gomas de mascar e em vários doces que eliminam o açúcar, o xilitol é um adoçante que pode causar desconfortos abdominais, inclusive em humanos. Além disso, ele pode ser um estímulo à liberação de insulina desnecessária, o que pode desencadear outros problemas digestivos nos cães.
2. Chocolate ou alimentos cafeinados
A Sociedade Americana para a Prevenção de Crueldade Animal (ASPCA) afirma que esses alimentos contêm substâncias chamadas metilxantinas, que podem provocar vômitos, diarreia, hiperatividade, tremores e outros sintomas adversos em animais.
3. Cebola, cebolinha e alho
Apesar de serem ótimos temperos para nós, esses vegetais podem causar irritações gastrointestinais em cachorros, podendo até levar a danos nas células sanguíneas.
4. Carnes, ovos e ossos crus
Carnes cruas podem estar contaminada por bactérias, como a salmonella, o que pode causar os menos problemas para pessoas e animais, envolvendo intoxicação alimentar. No caso dos ovos crus, de acordo com a ASPCA, eles carregam uma enzima que desfavorece a absorção de biotina (vitamina B7). A falta desse composto no organismo pode levar a irritações e sensibilidade na pele. Já os ossos são perigosos porque podem fazer com que os bichinhos engasguem e, se engolidos, podem ficar presos no tubo digestivo.
5. Sal e comidas industrializadas com muito sódio
Mais uma vez, o problema se repete entre humanos e animais. Industrializados com muito sódio podem elevar a pressão sanguínea e, nos cães causar problemas intestinais. O mesmo vale para comidas muito temperadas.
6. Leite e derivados
Os cachorros também podem ser intolerantes à lactose, de forma que o consumo do leite pode acarretar diversos problemas digestivos, levando a vômitos e diarreias. Por isso, queijos, iogurtes e outros derivados também estão entre as restrições.
7. Açúcar
Os efeitos negativos que os humanos sofrem com o consumo excessivo de açúcar podem ser encontrados nos cães, sendo que seus organismos são muito mais sensíveis, fazendo com que os impactos sejam ainda mais fortes.
Fonte: Casa & Jardim