Maju Cotrim
A realização da reunião do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal no Tocantins teve repercussão nacional em vários veículos. A Folha de São Paulo repercutiu a preocupação dos Chefes de Estado com o avanço acelerado do desmatamento na Amazônia.
Os alertas e a posição unificada dos governadores em prol da preservação da Amazônia ecoaram em todo o país. As discussões sobre o Fundo da Amazônia também tiveram destaque na imprensa nacional.
O encontro culminou na elaboração da Carta de Palmas, documento assinado pelos representantes dos nove estados que compuseram o evento.
Na carta, os governadores elencaram as próximas ações e manifestaram preocupação com o desmatamento ilegal na Amazônia. “Os governadores manifestam firmemente a preocupação com o avanço do desmatamento ilegal na Amazônia Legal e ratificam o compromisso institucional de buscar mecanismos reais que garantam o desenvolvimento sustentável da região”, explica trecho da carta.
Carlesse, bom anfitrião
O governador Mauro Carlesse foi muito elogiado pelos colegas governadores pela recepção. Considerado bom anfitrião, ele recebeu os colegas em grande estilo e a organização do evento também chamou atenção.
Flávio Dino em evidência
O governador do Maranhão, Flávio Dino foi um dos mais tietados pelos presentes. Simpático, atendeu separadamente veículos de imprensa e tirou várias selfies com simpatizantes. As declarações dele rebatendo o governo Bolsonaro também chamaram atenção e tiveram ampla repercussão.
Fórum prestigiado
O Fórum foi prestigiado pelas maiores expressões políticas do Tocantins desde prefeitos, maioria dos deputados estaduais e federais e outros líderes. O momento foi de interação entre os vários grupos presentes.
Katia fala em nome da bancada
Coube à senadora Katia Abreu falar na reunião em nome da bancada federal. Ela chegou a elogiar o governo e dizer que a organização foi impecável. Ela deu boas vindas aos governadores em nome da bancada. Ao lado dela, estava o coordenador da bancada, Carlos Gaguim que era quem de fato tinha a intenção de falar no Encontro.
Carta de Palmas
Assinaram a Carta de Palmas os governadores do estado do Tocantins, Mauro Carlesse; do Pará, Helder Barbalho; do Mato Grosso, Mauro Mendes; do Amapá, Waldez Goés; do Amazonas, Wilson Miranda; de Roraima, Antônio Olivério; do Maranhão, Flávio Dino e representantes do estado de Rondônia (Secretário de Desenvolvimento Ambiental, Elias Rezende de Oliveira) e do Acre (vice-governador Major Rocha).
________________________________________________________________________