O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) participou, durante o recesso parlamentar, em Araguatins, de reunião com prefeitos e lideranças do Bico do Papagaio (Extremo-Norte do Tocantins). O encontro, promovido pelo senador Eduardo Gomes (MDB), contou com 13 prefeitos da região e ainda com a presença do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas.

Na reunião, o deputado reforçou a importância de a Caixa Econômica Federal instalar, imediatamente, um núcleo técnico em Araguaína para poder atender as demandas de análise de projetos das prefeituras do Norte e do Bico do Papagaio. Atualmente, essas prefeituras têm imensas dificuldades sempre que qualquer projeto que envolva recursos federais repassados pela Caixa precise de ajuste ou mesmo exista uma necessidade de mudança. Isso porque a documentação necessariamente tem que ir a Palmas para análise, em procedimentos que chegam a demorar meses de tramitação.

“Os prefeitos sofrem muito com isso e a municipalidade mais ainda. Obras que poderiam ser feitas rapidamente atrasam por muito tempo por pura burocracia”, explicou o deputado Tiago Dimas.

Ao explicar aos prefeitos que já tinha feito essa solicitação pessoalmente ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, os gestores agradecerem e falaram que essa distância realmente vem prejudicando os municípios. “Essa dificuldade pode ser diminuída com um núcleo mais próximo das cidades, um núcleo com autonomia que trabalhasse com essa função”, destacou Tiago Dimas.

Bons olhos

No dia 25 de maio, o deputado havia feito essa reivindicação a Guimarães e outros executivos do banco durante café da manhã em Palmas com toda a bancada tocantinense do Congresso Nacional. Na ocasião, o presidente do banco indicou que a reivindicação poderia ser atendida. “A gente vai analisar. Acho que faz sentido. Vamos fazer, não quero prometer, mas tudo o que estás falando faz sentido”, ressaltou Guimarães.

Projeto

Paralelamente a essa reivindicação junto a Caixa Econômica Federal, o gabinete do deputado já está trabalhando na elaboração de um projeto de lei que acabe com a obrigatoriedade de os recursos federais terem de passar pela Caixa Econômica antes de chegar aos cofres dos municípios.

A ideia é que o dinheiro seja passado pelo ministério responsável diretamente para as prefeituras. O futuro projeto já conta com o apoio do prefeito Ronaldo Dimas. “Hoje, já há o controle interno das prefeituras, há controle do TCE (Tribunal de Contas do Estado), do TCU (Tribunal de Contas da União), da Controladoria Geral da União e tudo sujeito a eventual atuação do MPF (Ministério Público Federal). Não precisamos de excesso de fiscalização. Temos que facilitar a realização das obras, das ações em prol da população”, salientou Ronaldo Dimas.

Visitas

Além dessa reunião em Araguatins, Tiago Dimas ainda aproveitou o recesso parlamentar e deu prosseguimento à série de visitas que vêm fazendo aos municípios tocantinenses. No Bico do Papagaio encontrou apoiadores de campanha, como o deputado estadual Fabion Gomes, a vice-prefeita de Nazaré, Iêda Barros, e vereadores de Tocantinópolis e Luzinópolis, que intermediaram encontro junto aos prefeitos Paulinho do Bonifácio e Gustavo Nonato, respectivamente, onde discutiram as principais demandas dos municípios, uma vez que o deputado já tem buscado a liberação de recursos para as cidades.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Fonte: Ascom Deputado Tiago Dimas

________________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796