Em tempos de distanciamento social, em face às ações preventivas de combate à Covid-19, muitas famílias têm passado mais tempo em suas residências.
Pensando em evitar os acidentes domésticos, o Governo do Estado, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), dá dicas importantes de prevenção para a comunidade.
Panela de pressão
Há quase dez anos, toda panela de pressão produzida e comercializada no país deve contar com o Selo Inmetro. ´É muito importante que o consumidor tenha esses cuidados:
- Manter sempre limpa a válvula de segurança da panela – aquela que chia – e desobstruída;
- Verificar se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto;
- Substituir a válvula a cada cinco anos – somente em representantes autorizados;
- Trocar o anel de borracha sempre que apresentar danos e sinais de envelhecimento;
- Manter, durante o cozimento, o fundo da panela de forma plana;
- Nunca abra a panela sem que todo ar tenha sido expelido. A válvula com pino foi desenvolvida para liberar o vapor, caso perceba que no meio do cozimento de algo a panela pare de funcionar, desligue o fogo imediatamente e com um auxílio de um garfo libere todo o ar levantando a válvula. Se o ar sair pelas bordas, a borracha precisa ser substituída.
- Quando a panela pegar pressão e começar a soltar vapor, diminua a temperatura do fogo, se a água no interior já está fervendo a quantidade de fogo não vai interferir no cozimento.
Manutenção e bom uso evitam acidentes
É importante que o usuário observe sempre o estado da borracha, do pino da pressão e da tampa da panela de pressão. Além disso, ao fazer a higiene do produto, observar se não há rachaduras na borracha, se está secando ou quebrando. Caso necessário, faça a substituição das partes que não estão oferecendo segurança ao uso. É válido destacar que o consumidor deve priorizar a escolha do produto com capacidade a atender a demanda: a panela de pressão cheia demais pode entupir a válvula de segurança, o que é muito perigoso.
As atividades rotineiras na cozinha
Neste momento, convidar crianças para ajudar no preparo das refeições é uma boa forma de convívio familiar e de entretenimento. Contudo, é fundamental que alguns cuidados sejam redobrados:
- Não permita que crianças usem o fogão;
- Ao cozinhar, dê preferência às chamas traseiras e mantenha o cabo das panelas para dentro, para evitar que crianças puxem ou mesmo que esbarrem;
- Dê atenção especial à temperatura da porta do forno e das laterais do fogão, mantendo as crianças distantes durante o uso;
- Tenha cuidado com toalhas, panos de prato e descanso de panelas próximas a recipiente com líquidos quentes. Qualquer puxada ou esbarro pode provocar queimadura ou acidente;
- Mantenha objetos cortantes e de vidro distantes das beiradas das bancadas, dificultando o acesso das crianças a eles;
- Ao sair da cozinha, retire da tomada liquidificador, forno, panelas elétricas.
(As informações são da Agencia de Metrologia