Palmas registrou na última rotina de exames 80 novos casos de Covid-19, acumulando agora 1.253 diagnósticos positivos da doença, dos quais 729 pessoas estão recuperadas. A Capital registrou mais dois óbitos neste sábado, 20, chegando agora a 14 mortes em consequência do agravamento pelo novo coronavírus.

Uma das vítimas é um homem de 84 anos de idade, não possuía doenças pré-existentes e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP). O outro óbito é atribuído a uma mulher de 77 anos, que sofria com hipertensão e também estava hospitalizada na UTI do HGP.

Após verificação no banco de dados dos pacientes de Palmas, a Vigilância Epidemiológica Municipal constatou que havia três casos lançados em duplicidade e dois pacientes moradores de outros municípios. Sendo assim, esses cinco casos foram retirados da contagem de casos da Capital.

A edição do Boletim Epidemiológico revela também que foram contabilizadas 9.642 notificações de síndromes gripais, que incluem os casos suspeitos de Covid-19, desses, 4.176 casos foram descartados. Os dados foram atualizados às 12 horas deste sábado, dia 20, pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas).

Dos 80 novos casos confirmados, 44 pessoas contraíram o novo coronavírus por transmissão comunitária, 19 por contato com casos confirmados de Palmas, 15 estão em investigação epidemiológica e um caso se infectou após viajar para outro estado brasileiro.

Testes

Em Palmas foram realizados 555 exames para diagnóstico e rastreio do novo coronavírus. Importante destacar que a testagem de rastreio está sendo realizada em servidores da saúde, segurança pública e sistema prisional. O objetivo é mapear a situação epidemiológica de forma mais ampla e precisa.

Em relação aos testes de diagnóstico, foram realizados 196 exames, 40 deles no Laboratório Central do Estado (Lacen), sendo que oito testes deram positivo. O Laboratório Municipal de Palmas testou 121 pessoas e 51 tiveram diagnóstico positivo. Já a rede privada fez 35 testes e 21 confirmaram positivo para a doença. Quanto aos exames para rastreio, foram realizados 359 testes pelo Laboratório Municipal, desses, 13 foram confirmados para Covid-19.

Internações

A taxa de ocupação hospitalar de Palmas segue em queda e alcançou 30,08% neste sábado. Dos ambientes exclusivos para tratar Covid-19, a Capital possui 27 leitos clínicos públicos. Vinte e três deles estão disponíveis e quatro estão ocupados. A rede privada possui 46 leitos clínicos, 36 disponíveis e 10 ocupados. Sobre as UTIs, a rede pública possui 18 leitos, dos quais 12 encontram-se disponíveis e seis ocupados. A rede privada possui 32, sendo que 15 estão livres e 17 estão ocupados.

Estado de saúde

Estão internados 11 moradores de Palmas nas redes pública e privada em virtude da infecção por Covid-19, desses, seis são considerados estáveis e cinco são graves. O Boletim informa ainda que uma moradora de Palmas continua internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Goiás.

Mais quatro pacientes de Palmas estão hospitalizados na Capital com suspeita da doença e aguardam o resultado dos testes. Há também 17 pacientes de outras localidades internados no Município, dos quais 14 em estado grave e três estáveis, além de duas pessoas com suspeitas de estarem com a doença.

Contágio

Sobre as possíveis fontes de contágio do total de 1.253 casos confirmados, 629 (50%) se contaminaram por transmissão comunitária, 444 (35,4%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 80 (6,4%) se contaminaram após viagem para outros estados, 53 (4,2%) em viagens para o interior do Tocantins, 43 (3,4%) estão em investigação epidemiológica e sete (0,6%) estiveram em viagem no exterior.