Maju Cotrim

O assunto mais comentado do dia: o Oscar e o soco que o vencedor de melhor ator Will Smith deu no o comediante Chris Rock após uma piada sem graça sobre a atriz Jada Pinkett Smith.

Ela está com os cabelos raspados porque sofre de alopecia. Piada infeliz do Rock num momento e de forma nada a ver! Will não se conteve, foi lá e deu um soco. Nenhuma violência se justifica eu sei mas aquela foi uma reação a outra violência: a que nós mulheres negras sofremos desde que nascemos por causa da pressão estética e desvalorização da nossa identidade.

Sempre fomos alvos de piadas, eu mesma cheguei a ter o apelido de “boneca do cão brincar” por causa de penteados que ‘mainha’ fazia quando pequenas.

Infelizmente uma realidade: Ridicularizar mulheres negras é um dos “esportes” preferidos do racismo. Os cabelos são usados como instrumento de opressão estética.

O que houve ali no Oscar foi uma reação de um Homem e marido que com certeza sabe o que sua esposa passa na condição de mulher negra! Triste ver alguém também negro brincar com uma doença e expor uma grande artista num dos maiores eventos do mundo! Imagina como ela se sentiu….

Ao conseguir merecidamente o prêmio de melhor ator, o Will citou ás lágrimas uma fala do colega Denzel Washington:. ‘Em seu momento de maior grandeza, tome cuidado. É nessa hora que o Diabo irá te procurar'”, falou. Uma noite que para ele deveria ser só de conquista e alegria pelo feito inédito de conquistar o Oscar.

“Quero me desculpar com a Academia, quero me desculpar com todos os meus colegas indicados. Este é um momento lindo e não estou chorando por ganhar um prêmio. Não se trata de ganhar um prêmio para mim; é sobre ser capaz de iluminar todas as pessoas”, disse em sua fala depois.

Não podemos normalizar que mulheres negras continuem sendo alvo de piadas e humor por causa do cabelo ou condição! Nossas vidas já são sofridas demais, a carga histórica já é pesada demais também para até num momento de glória e reconhecimento termos que aceitar exposições.

Parabéns Will pelo prêmio de melhor ator: você é um dos melhores do mundo! Sobre o soco: ele pediu desculpas á academia mas não abriu mão de se manifestar ao discordar da ação do colega. Quantas vezes você “passa pano “ ou ri daquela piadinha sobre nós mulheres pretas?

No Oscar ou na vida posturas como essas devem ser abolidas!

Alopecia

Jada está careca, pois sofre de alopecia, disfunção popularmente conhecida como calvície feminina. Trata-se de uma doença autoimune que provoca a perda progressiva de cabelo e atinge cerca de 5% das mulheres do mundo.

Entenda o que é a doença

Há vários tipos de alopecia, isso porque a queda dos fios pode ser ocasionada, por exemplo, por doenças autoimunes que atacam os folículos e geram a queda ou a gravidez, que pode causar o eflúvio telógeno (enfraquecimento temporário do cabelo). Nesses casos, é possível reverter a situação com tratamentos específicos. Já a alopecia androgenética, conhecida como calvície, gera o afinamento e o atrofiamento do bulbo, causando a queda definitiva dos fios.

Essa condição genética costuma atingir o topo da cabeça, deixando falhas que afetam a autoestima das mulheres. De acordo com o dermatologista, o principal indicativo da doença é a perda de mais de 100 fios de cabelo por dia, portanto é preciso ficar de olho ao pentear o cabelo e na quantidade de fios que ficam no travesseiro ao acordar. A alopecia também é identificada quando o couro cabeludo fica com regiões com pouco ou nenhum cabelo. Apesar dos sinais indicativos serem mais comuns na cabeça, Werick pontua que eles também podem ser notados em qualquer região do corpo com pelo.