Aconteceu na manhã de hoje no auditório da Câmara Legislativa do DF, o lançamento do documentário “Brasília Nas Ondas do Rádio”, que conta a história desse importante meio de comunicação na capital da república.

Com a presença de autoridades, artistas, radialistas, ouvintes e populares, o documentário de 42 minutos foi exibido. Antes da exibição foram homenageados grandes nomes do rádio brasiliense e brasileiro, como, Márcia Ferreira, Clayton Aguiar, Edelson Moura, Walter Lima e Cleusa Sena.

Mario Eugênio, Meira Filho, Carlos Sena, Luiz Alberto e Mário Garófalo receberam homenagem “post mortem”. Ao usar da palavra, o comunicador Clayton Aguiar, afirmou: “o rádio foi inventado pelo padre Roberto Landel de Moura, em 1893, quando fez a primeira transmissão da voz humana.

Logo depois, o italiano Guglielmo Marconi conseguiu transmitir sons. Mas como a burocracia brasileira naquela época já era a mesma esculhambação que ainda é hoje, a patente italiana foi registrada primeiro do que a brasileira e Marconi usurpou o invento do padre Landel. Mas daqui a 100 anos outras novas mídias surgirão substituindo as atuais, mas com certeza o rádio continuará existindo como o mais importante veículo de comunicação já inventado pelo homem”.