Google lança Pixel 7 em Nova York em 2022 – Foto: Roselle Chen/Reuters

O Google lançou nesta quarta-feira, 4, os smartphones Pixel 8 e um novo smartwatch que integra sua tecnologia de inteligência artificial mais profundamente nos principais dispositivos de consumo da empresa.

O Google reforçou a linha Pixel com o recente processador para dispositivos móveis Tensor G3, que trabalha com vários modelos de aprendizado de máquina e IA generativa nativamente no dispositivo.

Os recursos de IA podem ajudar os usuários com fotografia, resumindo páginas da web e bloqueando chamadas de spam, disseram executivos no lançamento do aparelho em Nova York nesta quarta-feira.

O Pixel 8 Pro também recebeu um sensor de temperatura. O Google disse que entrou com um pedido na Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) para permitir que o aplicativo Thermometer meça a temperatura corporal do usuário.

O preço do Pixel 8 começa em 699 dólares (cerca de R$ 3.599 na cotação atual) e o Pixel 8 Pro em 999 dólares (cerca de R$ 5.144) — 100 dólares mais caro que os modelos da geração anterior. Os aparelhos estarão disponíveis a partir de 12 de outubro.

“O Google estava claramente focado em transmitir a mensagem de IA móvel no evento de hoje e ter IA no dispositivo/cliente será um grande tópico para o futuro da indústria”, disse Ryan Reith, analista da empresa de pesquisa de mercado IDC.

“Se for apoiado por um marketing forte, o Google poderá aumentar a participação de mercado com esta linha, especificamente nos EUA.”

No mês passado, a Apple lançou uma nova série de iPhones que incluiu modelo com acabamento em titânio, chip mais rápido e recursos aprimorados para videogames. Mas a grande surpresa do iPhone 15 foi que a Apple não aumentou os preços, refletindo a queda global do mercado de smartphones.

O Pixel ocupa globalmente o 12º lugar em termos de vendas, com uma participação de mercado de 0,9%, segundo a IDC.

Os Estados Unidos são o maior mercado, respondendo por cerca de 39% das vendas mundiais do Pixel, seguidos pelo Japão com 29% e pelo Reino Unido com 9%, de acordo com a IDC.

O Google também anunciou planos para adicionar recursos generativos de inteligência artificial ao seu assistente virtual, permitindo-lhe fazer coisas como ajudar as pessoas a planejarem uma viagem ou acompanharem e-mails.

A empresa ainda lançou o Google Watch 2, uma atualização do primeiro smartwatch da companhia apresentado em outubro do ano passado, a partir de 349 dólares (aproximadamente R$ 1.797). O aparelho recebeu um botão conhecido como “coroa digital” (“digital crown”) e recursos avançados de rastreamento de saúde baseados em IA.

Vale lembrar que todos os valores em reais são conversões diretas, sem considerar os impostos nacionais.

Fonte: CNN