Conteúdo Gazeta do Cerrado

Conforme o divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), o Tocantins registrou em apenas em janeiro, mais de 1.300 casos de Covid-19. 

Diante da situação, a Gazeta sondou com o Estado se há algum estudo para alguma medida para conter o avanço da doença, já que o carnaval está chegando e haverá programação em várias cidades.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou á Gazeta que a principal medida de prevenção contra a Covid-19 continua sendo a vacina, que está disponível para toda a população acima de 6 meses de idade. Recomenda-se que a população mantenha o calendário vacinal atualizado, inclusive com as doses de reforço, preferencialmente com a vacina Bivalente quando recomendado.

A Gazeta perguntou então qual a orientação da SES aos municípios. A Pasta destaca que para a redução da transmissibilidade de vírus respiratórios, a vigilância epidemiológica continua reforçando sobre a importância do conjunto de medidas não farmacológicas, de prevenção e controle, que devem ser utilizadas de forma integrada, e incluem: etiqueta respiratória; higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão; ventilação, limpeza e desinfecção adequada de ambientes; isolamento dos casos confirmados de covid-19; e uso de máscaras.

Os cinco

Veja quais os cinco municípios que mais registraram casos em janeiro:

A SES-TO pontua que os cinco municípios com maiores números de casos, em janeiro, são: 

Palmas- 387                

Araguaína- 383                

Porto Nacional- 62                        

Maurilândia do Tocantins  47                

Miracema do Tocantins   41