_No dia 16 de abril de 1989, foram eleitos os representantes de Taquarussu do Porto (hoje o distrito de Taquaruçu), que assumiram pouco tempo depois a primeira gestão da Capital do Tocantins_
Comemorou-se neste 16 de abril, 35 anos da realização das eleições que definiram os primeiros representantes de Palmas. Naquela ocasião, em 1989, foram eleitos o prefeito de Taquarussu do Porto (atualmente o distrito de Taquaruçu), Fenelon Barbosa, pai do governador Wanderlei Barbosa; o vice-prefeito João Alves de Oliveira, e nove vereadores. O município, contudo, deixou de existir e se tornou um distrito para que a região passasse a ser Palmas, a Capital do Estado.
Quando Palmas foi fundada, no dia 20 de maio, não foram realizadas novas eleições e, dessa forma, Fenelon Barbosa e o vice-prefeito, João Alves de Oliveira, passaram a administrar a nova capital como chefe do Poder Executivo e a composição do Legislativo Municipal também foi mantida até as eleições municipais de 1992.
Os vereadores da 1ª Legislatura da Câmara Municipal de Palmas foram: Antônio Pereira de Sá, Afonso Vieira Ramalho, Euclides Correia Costa, Hudson Terêncio de Souza, Mário Benício dos Santos, Pedro da Silva Alencar, Gilberto Gomes da Silva, Valdir Pereira da Silva e Tarcísio Machado da Fonseca, eleito presidente da Câmara de vereadores.
“Estamos celebrando não apenas 35 anos daquele histórico pleito que me honrou com a oportunidade de servir como o primeiro prefeito de Palmas, mas também o espírito de luta de nossa comunidade e a visão coletiva que nos impulsionou naquele período. Recordo-me daquele momento com grande humildade e gratidão. Era um tempo de desafios e também de esperança”, expressou Fenelon Barbosa sobre esse momento tão significativo na história de Palmas e do Tocantins.