Considerado o Oscar da gastronomia brasileira, o Prêmio Dólmã neste ano recebe a chef de cozinha tocantinense Ruth Almeida como uma das concorrentes. Proprietária do restaurante Raízes Gastronômicas em Palmas, Ruth trabalha com culinária regional, com pratos que valorizam produtos típicos do Tocantins e alimentos do pequeno produtor.

A votação online estará disponível a partir desta terça-feira, 20, até o dia da premiação, 28 de fevereiro. Para participar, basta acessar o site oficial do concurso – www.premiodolma.com.br – e clicar no link votação, onde estará disponível a lista com os nomes dos chefs que concorrem ao prêmio. A votação dos internautas equivale a 30% do total geral do resultado final, sendo que a pontuação será calculada ainda com os votos dos jurados.

Ruth Almeida representará o Tocantins na premiação que acontecerá no dia 28 de fevereiro, em Fortaleza (CE). “Só de concorrer ao prêmio já é uma honra, pois o Dólmã é reafirmação, o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica”, conta Ruth Almeida.  No ano passado, Ruth foi escolhida como chef de cozinha representante da região Norte na 2ª edição do “Fórum Turistc Brasil”, considerado um dos mais consagrados eventos de turismo da América Latina.

Perfil

Nascida em Porto Franco (MA) e criada na região do Bico do Papagaio no Tocantins, Ruth Almeida é filha de trabalhadores rurais analfabetos que comandaram uma família de nove irmãos. O pai era pescador e a mãe vendia os peixes ou os trocava em outros produtos para consumo familiar. Ainda adolescente, Ruth Almeida começou a cozinhar no fogão a lenha para fazendeiros da região com os produtos colhidos na própria roça. Para contribuir no sustento da família, ela virou também quebradeira de coco, mas nunca deixou de lado a paixão pela culinária.

No ano de 1991, Ruth Almeida decidiu mudou Palmas, onde montou um barraco de lona na região Sul da Capital e começou a trabalhar como doméstica, lavadeira, merendeira em escolas públicas da Capital, serviços gerais e por último como cozinheira em hotéis da Capital. Até que no ano passado, descobriu na internet inscrições para o programa “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT. Dentre milhares de inscrições, Ruth Almeida foi escolhida para participar do programa e garantiu a terceira colocação, com opções de pratos que valorizaram a culinária brasileira, nortista e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Oliveir Anquier como uma “cozinha de amor”. Foi quando a chef de cozinha decidiu abrir o seu restaurante, Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional, com produtos do pequeno produtor.

Sobre a premiação

Criado em junho de 2013, o projeto do Prêmio Nacional Dólmã foi desenvolvido no meio digital, na plataforma do Facebook. “O objetivo principal é valorizar, divulgar e, principalmente, reconhecer a capacidade profissional dos chefs de cozinha, que contribuem para o aquecimento da economia brasileira”, afirmou o idealizador e organizador do prêmio, o pernambucano Geraldo Guerra Júnior. Segundo ele, a ideia surgiu após um estudo de mercado que identificou a existência de uma demanda reprimida a respeito de um modelo de premiação que, em um único momento, envolvesse profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros.