A presidente da Casa 8 de Março de Palmas, Bernadete Ferreira, foi indicada pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) para a premiação Diploma Mulher Cidadã Carola Pereira de Queirós, edição 2016. Em todo o País, foram indicadas pelos deputados e deputadas federais 29 mulheres que contribuem ou contribuíram para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. No dia 4 de outubro a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher escolherão as cinco agraciadas com o diploma.
“A Casa 8 de Março tem um papel fundamental no combate à violência contra a mulher. E graças a ações como essa que muitas mulheres vítimas de violência, em situações de risco, criam coragem para denunciar e têm a oportunidade de mudar de vida”, disse Professora Dorinha.
Além de ser a presidente da Casa 08 de Março, ONG que desenvolve projetos com mulheres das comunidades carentes de Palmas na área de geração de renda, enfrentamento à violência doméstica e enfrentamento à prostituição, Bernadete Ferreira tem longa trajetória na luta pelos direitos da mulher.
Lutou pela implantação da I Casa Abrigo do Tocantins, fundou a primeira ONG feminista que atua com mulheres em situação de marginalização e vulnerabilidade social e trabalhou pela criação e implementação dos Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Mulher.
Coordena há mais de 18 anos a realização de cursos voltados à geração de renda para mulheres e projetos sociais voltados às mulheres negras (Bela Dandara), às mulheres em situação de prostituição (Em Busca da Noite) e o projeto ATHENA, que promove o acompanhamento e encaminhamento humanizado de mulheres em situação de violência.
Fonte: Ascom Dorinha