A serra em Taquaruçu, distrito de Palmas, continua em chamas. O incêndio, que começou no último domingo (9) continua sendo combatido por 40 bombeiros e brigadistas. As chamas não atingiram nenhuma das 80 cachoeiras localizadas na região.

“É um incêndio em um local de difícil acesso. Estamos com 40 brigadistas e bombeiros combatendo e eu acredito que em breve estaremos extinguindo esse incêndio de uma vez por todas”, explicou o o superintendente da Defesa Civil do Tocantins, coronel Geraldo Primo.

A suspeita é que a queimada tenha origem criminosa. “A gente sabe que geralmente os incêndios têm surgido em decorrência de pessoas que têm tentado fazer queimada achando que vai ter o controle e perde o controle ou então as pessoas, que de forma dolosa, maldosa, colocam incêndio nas margens das estradas, nas rodovias e terminam provocando esses grandes incêndios que prejudicam toda a população e o meio ambiente”, explicou o coronel.

Os incêndios são registrados no Tocantins com mais intensidade nos meses de agosto e setembro, quando o tempo está ainda mais seco.

Estão suspensas as autorizações para queima controlada em todo o estado. A suspensão ocorre devido ao período de estiagem, ventos fortes, baixa umidade do ar e a vegetação seca. Esses fatores aumentam o risco de incêndios florestais. A medida vale até o final de outubro.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados até seta terça-feira (11), 5.426 focos de incêndio em todo o estado.

Fonte: G1 Tocantins