O bacalhau é uma iguaria que ganhou os mares e se tornou famoso nas receitas das famílias brasileiras, principalmente na semana santa, quando os mercados lotam com clientes a procura do ingrediente para o tradicional almoço do Domingo de Páscoa. Apesar de sua popularidade, o que muitos consumidores não sabem é que o bacalhau não é um tipo especifico de peixe, pelo contrário, o bacalhau são peixes de outras espécies que quando passam pelo processo de salga e secura ganham essa denominação.
O chef Caique Pallas, do restaurante Bacalhau, Vinho & Cia, ensina um prato para cada tipo do pescado e ainda dá a dica de vinho para harmonizar. Confira!
1. Bacalhau ao murro
O tipo Cod Gadus Mohua, originário do Atlântico Norte é considerado o mais nobre. De coloração branca e carne macia e saborosa, também é conhecido como bacalhau do Porto. A receita “Bacalhau ao Murro” é ideal para essa espécie.
2. Iscas de bacalhau
Cod Gadus Macrocephalus, essa espécie é parecida com a raça Mohua, porém a carne é mais firme e difícil de desfazer em lascas. A receita para se executar com esse tipo são as Iscas de Bacalhau.
Ling, esse é o tipo mais fino e longo de bacalhau, além de ser macio e saboroso, portanto, ideal para grelhados. O Bacalhau com Batatas e Leite de Coco é perfeito para essa espécie.
4. Bolinho de bacalhau
O Zarbo é considerado o mais simples da família, tem tamanho menor em relação aos outros, textura mais firme e é ideal para refogados, bolinhos e pirões. O tradicional Bolinho de Bacalhau combina com o pescado.