Maju Cotrim

O conselheiro do Tribunal de Contas, Wagner Praxedes falou com jornalistas do Tocantins na tarde desta quinta-feira, 21, sobre os preparativos para a Exposição Siqueira Campos.

Ele contou que a ideia surgiu da vontade de homenagear a história do ex-Governador do Tocantins.”A história dele é muito grande e começa em 1928, ele ficou 12 anos do Ceará, depois Amazonas”, relatou.

A mostra terá entrada franca e será aberta no próximo dia 15 de março no Memorial Coluna Prestes, em Palmas e ficará até dia 19 de junho. A população em geral bem como estudantes poderão prestigiar a exposição.

Um grupo de amigos se dedicou a pesquisar, levantar informações e selecionar registros fotográficos da luta pela libertação do então norte Goiano, numa linha do tempo contando desde a colonização do interior do Brasil, com a vinda dos padres jesuítas e o ciclo do ouro nessa região, até a criação do Tocantins pela Assembleia Constituinte de 1988. “É um resgate e queremos que todas as escolas sejam levadas para prestigiar”, disse.

O conselheiro contou que a iniciativa bem como a doação dos recursos partiu de amigos.

O curador da exposição é o arquiteto José Eduardo Rodrigues. Os critérios de escolha, segundo os organizadores, foram os pontos principais da história.

“A Exposição terá a história de Siqueira Campos mas numa história bem maior”, disse. Todo o projeto foi apresentado a Siqueira que aprovou a proposta.

A Exposição deve ainda rodar alguns municípios do Estado.

A ideia de ser em março foi em razão do dia da Autonomia, 18 de março, quando ele deve assumir ao Senado. Siqueira está com 90 anos. A Exposição terá 24 painéis que vão mostrar fotos de maneira diferente da história.

Coletiva da Exposição – Divulgação