A adidas acabou de anunciar que vai produzir onze milhões de pares de calçados contendo resíduos plásticos retirados dos oceanos. Porém, a empresa não parou por aí e resolveu ir além para solucionar de verdade o problema do lixo plástico gerado pela empresa e desenvolveu um projeto de economia e fabricação circular para um novo tênis de corrida.
Chamado FUTURECRAFT.LOOP, o modelo possui um projeto de “circuito fechado”, onde as matérias-primas podem ser reaproveitadas repetidas vezes. O diferencial é que o material do tênis não será reaproveitado para fabricação de outros itens, como acontece frequentemente na cadeia de reciclagem. Neste novo projeto, o antigo tênis vai dar vida a outro par novinho em folha, com 100% de reaproveitamento.
“Tirar o lixo plástico do sistema é o primeiro passo, mas não podemos parar por aí”, disse Eric Liedtke, membro do Conselho Executivo da adidas. “O que acontece com seus sapatos depois de usá-los? Você joga fora, porém não existe o ‘fora’. Existem apenas aterros e incineradores e, finalmente, uma atmosfera sufocada com excesso de carbono, ou oceanos cheios de lixo plástico. O próximo passo é acabar com o conceito de ‘lixo’ inteiramente. Nosso sonho é que você possa continuar usando os mesmos sapatos repetidas vezes.”
Como funciona
Calçados esportivos são geralmente feitos com uma mistura de diversos materiais colados uns aos outros. Isso inviabiliza a reciclagem dos produtos, virando um material de baixo valor na cadeia de reciclagem, indo parar em incineradores, aterros e lixões mundo a fora.
Porém, após quase uma década de pesquisa e desenvolvimento com parceiros líderes de desenvolvimento de materiais, fabricação e reciclagem na Ásia, Europa e América do Norte, a adidas encontrou uma maneira de mudar o processo.
O FUTURECRAFT.LOOP é uma abordagem transformadora para projetar calçados de desempenho que são fabricados para serem refeitos desde o início, usando um único tipo de material e sem cola. Cada componente é feito de TPU 100% reciclável.
Uma vez que os calçados chegam ao fim de sua primeira vida (e são devolvidos à adidas) – eles são lavados e moídos até virarem pellets. O material é então derretido, se tornando matéria-prima para um novo par de tênis, com zero desperdício e sem jogar nada fora. Cada geração é projetada para atender o padrão de desempenho esportivo da adidas.
“O FUTURECRAFT.LOOP é o nosso primeiro tênis de corrida que foi feito para ser refeito. É uma declaração da nossa intenção de assumir a responsabilidade por toda a vida do nosso produto”, finalizou Liedtke.
O tênis não está à venda. A primeira geração do modelo está sendo lançada como parte de um programa beta global com 200 influenciadores digitais das principais cidades do mundo. A adidas irá desafiá-los a correr, devolver os sapatos e compartilhar o que acharam sobre sua experiência, antes do lançamento da próxima geração, prevista para o segundo semestre de 2021.
Fonte: Razões Para Acreditar
________________________________________________________________________