Os moradores do Tocantins, que aguardavam ansiosos pela chegada da chuva após um longo período de estiagem, enfrentam agora a persistência do calor no estado, mesmo após alguns dias de precipitação. A expectativa é que o calor se intensifique ainda mais nos próximos dias devido a uma nova onda de calor que atinge algumas regiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, indicando grande perigo, que teve início nesta segunda-feira, 13, e se estenderá até a próxima sexta-feira, 17. Nesse período, as temperaturas devem permanecer cerca de 5ºC acima da média histórica.
A nova onda de calor afeta aproximadamente 60 cidades, incluindo Palmas, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Miracema, Dianópolis, Peixe, Araguaçu, Aliança e Cariri do Tocantins. A capital Palmas, que recentemente registrou 33ºC, pode alcançar os 38ºC nesta segunda-feira.
Onda de calor
O alerta do Inmet abrange 14 estados e o Distrito Federal, destacando os riscos à saúde. Embora concentrado nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o aviso também abrange estados do Norte e do Sul do país.
Os alertas de perigo emitidos exigem atenção para condições meteorológicas adversas, enquanto os alertas de grande perigo indicam a previsão de fenômenos meteorológicos excepcionais, apresentando riscos à integridade física.
Leia também
Alerta de perigo para nova Onda de Calor no Tocantins