A Capital do Ouro completa 65 anos de emancipação política no dia 14 de novembro e de presente, a Prefeitura Municipal organizou uma programação completa com shows nacionais, inauguração de obras e competições esportivas. A programação terá início na sexta-feira, 10 e segue até a terça-feira, 14.
Fundada em 14 de novembro de 1958, Almas é um dos municípios mais antigos do Tocantins e tem sua história datada em 29 de setembro de 1734 com a chegada dos primeiros moradores, tendo à frente o português Manoel Rodrigues Araújo, que percorria a região à procura de ouro. Tempo depois, em 1820 chegou outro português, Bernardo Homem, dedicando-se à exploração de ouro e empregando largamente a mão-de-obra escrava.
Economia
Com sua história ligada à exploração de minério, Almas leva o título de “Capital do Ouro”, principalmente pelo novo momento de sua economia aquecida, devido a implantação da empresa canadense Aura Minerals que iniciou sua operação no município em julho deste ano, com um investimento da ordem de US$ 78 milhões. A mina deve produzir, nos primeiros quatro anos de operação, uma média de 51 mil onças de ouro por ano. O empreendimento tem vida útil de exploração estimada de 17 anos.
“A vinda dessa multinacional foi também um dos frutos do nosso compromisso com o desenvolvimento de Almas. A gente buscou, correu atrás junto com os nossos representantes por sabermos que a implantação da mineradora traria mais desenvolvimento para o nosso município”, disse o prefeito.
Ainda conforme o prefeito, a expansão do município se deve ao compromisso da gestão. “Hoje a nossa cidade vive um novo tempo. São muitas conquistas, a exemplo da saúde pública que buscamos diariamente oferecer sempre o melhor serviço com os melhores profissionais. Estamos entregando mais serviços de pavimentação na zona urbana, estradas recuperadas na zona rural. Uma frota renovada, atendimento médico na zona rural, educação com professores valorizados, salários pagos em dia, piso da enfermagem garantido ao profissional. São várias conquistas e vamos comemorar com a nossa comunidade”, evidenciou Waguinho.
Turismo
Além da economia fortalecida pelo compromisso da gestão transparente e a presença da multinacional, o município vive também a evolução do turismo das Serras Gerais. São vários atrativos dentro do município com atendimento personalizado, infraestrutura e apoio do Sebrae. “O nosso turismo também está em ascensão e essa é mais uma evidência do nosso compromisso com Almas. Temos buscado todas as parcerias com governo do Tocantins e Sebrae, sempre pensando no fortalecimento do nosso turismo, na valorização da nossa comunidade, fazendo que ela seja empreendedora e busque seu protagonismo”, declarou o prefeito.
Programação
As festividades em comemoração aos 65 anos de Almas terão início neste final de semana com inauguração da iluminação natalina na Praça São Miguel, competições esportivas, shows nacionais, festival de músicas inéditas e barracas com comidas típicas na Praça da Rodoviária com uma estrutura inovadora com banheiros climatizados, palco túnel e camarotes.