Os alunos da rede municipal de ensino da Capital mais uma vez se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Na 21ª edição do evento, realizado em maio deste ano, 107 alunos de 13 escolas municipais de Palmas foram medalhistas.
A prova foi realizada em uma única fase, dentro da própria escola e o anúncio dos vencedores foi comunicado à Secretaria Municipal da Educação esta semana. Participaram desta edição da Olimpíada, 774.232 alunos distribuídos por 8.456 escolas de todo o Brasil. A rede municipal de Palmas conquistou oito medalhas de ouro, 32 de prata e 67 de bronze.
As medalhas foram conquistadas por alunos das escolas Anne Frank, Maria Rosa de Castro Sales, Aurélio Buarque de Holanda, Antônio Gonçalves de Carvalho Filho, Monteiro Lobato, Thiago Barbosa, Sávia Fernandes Jácome e das ETIs Caroline Campelo, Marcos Freire, João Beltrão e Olga Benário.
A Escola Municipal Paulo Leivas Macalão foi a escola que obteve o maior número de medalhas com 35 alunos premiados na competição, sendo que sete deles conquistaram medalhas de prata e 28 de bronze. Em segundo lugar, com 24 medalhas conquistadas, ficou a Escola Beatriz Rodrigues da Silva, onde dois alunos ganharam medalhas de ouro, cinco, medalhas de prata e 17, medalhas de bronze.
Os alunos receberão medalhas de ouro, prata e bronze e todos os participantes da OBA receberão certificados.
A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. Participam da Olimpíada estudantes do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.
Escolas medalhistas
Paulo Leivas Macalão
7 medalhas de prata
28 medalhas de bronze
Beatriz Rodrigues da Silva
2 medalhas de ouro
5 medalhas de prata
17 medalhas de bronze
Anne Frank
4 medalhas de prata
3 medalhas de bronze
Maria Rosa de Castro Sales
2 medalhas de ouro
11 medalhas de prata
Aurélio Buarque de Holanda
2 medalhas de bronze
Antônio Gonçalves de Carvalho Filho
2 medalhas de bronze
Monteiro Lobato
1 medalha de prata
3 medalhas de bronze
Thiago Barbosa
1 medalha de prata
1 medalha de bronze
Sávia Fernandes Jácome
2 medalhas de bronze
ETI Caroline Campelo
1 medalha de ouro
2 medalhas de prata
2 medalhas de bronze
ETI Marcos Freire
2 medalhas de bronze
ETI João Beltrão
1 medalha de prata
2 medalhas de bronze
ETI Olga Benário
3 medalhas de ouro
3 medalhas de bronze