Desde a construção e entrega do prédio da sede do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) realizada em 21 de Dezembro de 2002, há cerca de 15 anos, que o órgão nunca passou por reformas. Visando ampliar e modernizar a estrutura física para proporcionar melhor atendimento, conforto e segurança aos usuários, o governador Marcelo Miranda, através do presidente do órgão, coronel Eudilon Donizete, autorizou a obra de reforma das instalações. Uma área total de 5.386,21m². A obra, que iniciou no mês de abril desse ano e tem previsão de término para o mês de julho de 2018, vai custar cerca de R$ 3 milhões.
A ordem de serviço foi assinada pelo presidente do Detran, coronel Eudilon Donizete, pelo titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Sérgio Leão e pelo superintendente de Obras Públicas e Engenheiro Civil da Seinf, Sílvio Curado Fróes. A responsável pela obra é a empresa Salina Corp Eireli-Me. Os serviços serão fiscalizados pela Seinf e acompanhados pelos engenheiros e arquitetos da Gerência de Engenharia de Tráfego do Detran.
Para o presidente do Departamento de Trânsito, a obra é uma grande conquista para o órgão. “A obra de reforma das instalações veio em um momento oportuno. O governador Marcelo Miranda teve sensibilidade para entender que os contribuintes, condutores, proprietários de veículos, enfim, toda a sociedade precisava de um novo Detran, como mais conforto e segurança, que certamente oportunizará uma maior integração entre todos”, ressaltou o coronel Eudilon Donizete.
Serão reformados os cinco blocos administrativos, lanchonete, sanitários externos masculino e feminino públicos, garagem de veículos oficiais, prédio que abrigava a vistoria, bloco onde abriga o arquivo do órgão, bloco da subestação, duas guaritas, casa de bomba, depósito, e a execução de calçamento externo.
O bloco 1 onde está instalada a presidência do Detran, tem uma área de 368,36m². Os blocos 2, 3, 4 e 5 correspondentes, respectivamente, aos setores administrativo, habilitação, infrações e veículos, tem uma área total de 432,29m². A lanchonete e sanitários masculino e feminino públicos tem área de 188,54m². A garagem de veículos oficiais tem uma área de 141,49m². O prédio onde eram realizadas as vistorias tem área de 538,49m². O bloco dos arquivos tem área de 456,05m².
O bloco da subestação tem área de 131,04m², as duas guaritas tem área de 57,60m² cada, a casa de bomba tem área de 11,66m², e o depósito tem área de 31,08m². Todo o calçamento da parte externa do prédio será feito em uma área de 6.181m². A troca de cercamento por alambrado tem perímetro de 1.291m².
Dentro do projeto foram feitas novas adaptações como a construção de um acesso social ao prédio, troca de todo o cercamento por alambrado, arborização de um pomar com plantação de 250 mudas de plantas típicas do cerrado e frutíferas, marcação e sinalização vertical e horizontal do estacionamento, atualização do sistema de combate a incêndio e pânico, implantação de sistema de proteção de descargas atmosféricas (SPDA), criação de rede elétrica estabilizada, execução de iluminação externa da sede e do pátio, e ainda, implantação de um sistema de irrigação.