Por Wesley Dias

O Gol G4 foi muito importante para a indústria automotiva nacional, totalizando mais de 4,7 milhões de unidades vendidas no país. Com a intenção de ampliar as qualidades tecnológicas e mecânicas de seus antecessores, em 2005 a Volkswagen lançou o Gol G4. No qual é visto rodando por aí até hoje.

Para se manter na liderança de vendas, uma das estratégias da Volkswagen, além do upgrade no design, foi as novidades em equipamentos e acessórios. Em todas as suas versões, o consumidor teve a oportunidade de participar e escolher as características do automóvel, como: desempenho, acabamento, confortabilidade, design e a funcionalidade. Era considerado por muitos resistente, seguro e econômico e, o Gol G4 teve ao todo 1.100 itens parcialmente modificados em relação a sua versão anterior. Em sua categoria, prezava pelo controle de qualidade. Os fabricantes optaram pela utilização de materiais resistentes, dentro dos conceitos básicos de um carro robusto. Apesar da atualização, a estrutura o Gol G4 é praticamente a mesma do Gol lançado no ano de 1980. Mantendo a mesma distância entre os eixos, motor longitudinal (do quais foram abandonados em 2008) e os mesmos pedais desalinhados com o posicionamento do condutor.

Detalhes do Gol C4

O Gol possuía um painel bem simples, pois os materiais usados nos acabamentos chamam atenção pelo aspecto comum. Possuindo um novo volante de três raios, inspirado nas engrenagens mecânicas e o acionamento dos vidros elétricos passou do painel para as portas, simplificando o manuseio. O “cluster”, permitiu uma rápida e fácil visualização do velocímetro, com medidor de combustível e outros componentes em cima do volante. Recebeu também novas rodas e calotas, totalmente renovados, dando lugar as engrenagens mecânicas. O Gol G4 recebeu faróis de neblina, tampa traseira e novas cores externas, como: bege e verde, para as versões Power, além das que já eram usadas: branco, cinza, vermelho, preto e o prata.

Versões e motores

O Gol G4 foi oferecido nas versões City sendo 1.0 e 1.6, a versão Plus 1.0 e a Power 1.6 e 1.8. Era o único com motor montado no sentido longitudinal e todas as suas versões eram equipadas com motores de biocombustíveis, e funcionava com tanto com gasolina quanto com álcool. As versões City e Plus, eram equipadas com motor 1.0 de 8 válvulas, de 65 cvs à gasolina e 68cvs à álcool. Com álcool, na cidade, chegava a 7,5 km/l e na estrada 11 km/l. Já na gasolina, chegava a 9,5 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. Desempenho razoável, com menor consumo urbano e possuindo maior autonomia. Uma das qualidades do modelo Gol sempre foi a economia em combustível.

Características

As características do Gol  na época estava à frente da dos seus concorrentes sendo  o único carro de entrada no Brasil com 3 anos de garantia para motor e câmbio que permitia o completo diagnóstico eletrônico, sendo velocidade máxima de categorias dos veículos 1.0, possuindo também o maior tanque de combustível da categoria, banco do motorista com regulagem de altura, maior distância entre eixos, carroceria com 5 anos de garantia, foi submetido a crashtests, testes de resistência e de durabilidade que o torna mais seguro de sua categoria como veículo da VW. Muitos fatores contribuíram na manutenção acessível e barata, o que tornava o Gol um veículo imbatível sob as concorrências. A regulagem e o alinhamento dos carros podiam ser feitos nos locais solicitados pela própria concessionária para ajustes. A sua estrutura, por incrível que pareça, tinha todos os vidros eram colados de forma resistente, garantindo reforço na estrutura, para evitar a entrada de água e maior segurança contra furtos. Os revestimentos das portas permitiam a substituição e reparação de características específicas, sem a necessidade de fazer uma troca completa. Nos crashtests, o veículo foi aprovado como determinava as normas internacionais de segurança automotivas. Comprovou sua resistência em regiões com asfalto, pedra, esburacados e etc. Também reagiu bem às regiões de climas diversos, que exigiam esforços do motor e de resistência por meio de seus componentes e também apresentou excelente performance em seus componentes internos referentes à ergonomia.

Mercado

Só em 2012 foram vendidos aproximadamente 300.000 unidades do Gol, dentre os demais modelos produzidos pela Volkswagen, o modelo vivia entre os 10 mais vendidos em um ranking que tinham veículos como Golf, Jetta, Passat e o Polo. O modelo saiu de linha em 2014, finalizando uma era na indústria automotiva brasileira. Dando lugar ao Gol G5, depois o Gol G6 e outros modelos até chegar ao que é atualmente. Pois quando se trata do Gol, mesmo  estando fora de linha, continua sendo um dos carros usados mais procurados e valorizados por muitos até hoje. O Gol é o carro mais querido do Brasil, além de simples e muito robusto, as novas geração oferecem o excelente custo-benefício sempre visto neste modelo, com manutenção acessível e vantagens em hora de vender e revender.

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