A Capital registrou mais 18 testes positivos do coronavírus (Covid-19), contabilizando agora 124 casos confirmados. Os dados atualizados às 11 horas, desta quinta-feira, 07, pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), informam também que Palmas somou 2.228 notificações de síndromes gripais, sendo descartados 810 casos. Além disso, 32 pessoas são consideradas recuperadas.
Um dos casos confirmados nesta edição do Boletim Epidemiológico é de uma criança do sexo feminino com cinco anos de idade. A criança está internada em hospital particular, em leito clínico, e apresenta quadro estável de saúde, conforme boletim médico divulgado às 18 horas, de quarta-feira, dia 06. O modo de contaminação desse caso ainda está sendo investigado pela Vigilância Epidemiológica de Palmas.
A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no Painel Epidemiológico de Palmas. Clique e acesse.
Perfil dos novos casos
As informações sobre gênero e as faixas etárias dos 18 novos casos confirmados são: uma criança do sexo feminino com cinco anos de idade; uma mulher e um homem na faixa de 20 a 29 anos; três homens e uma mulher entre 30 e 39 anos; duas mulheres e dois homens entre 40 a 49 anos; quatro mulheres e dois homens entre 50 e 59 anos de idade.
Estado de saúde
Dos 124 casos confirmados, 88 encontram-se em isolamento domiciliar e 32 estão recuperados. Duas pessoas estão internadas em Palmas, uma delas em serviço hospitalar público e a outra em hospital particular, sendo que ambas apresentam quadro estável de saúde, segundo os boletins médicos divulgados na quarta-feira,06. A Capital registrou dois óbitos por Covid-19 até o momento.
Formas de contágio
Em relação à forma de contaminação, dos 124 casos positivos, 15 tiveram provável fonte de infecção na transmissão comunitária, seis contraíram o vírus no exterior, 25 em outros estados brasileiros, 55 foram infectados após contato com casos confirmados de Palmas e 15 estão em investigação epidemiológica. Há também oito pessoas que se contaminaram com casos positivos de outros municípios do Tocantins.
Cenário no Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, até as 18h50 horas de quarta-feira, dia 06, o Brasil somava 125.218 casos de Covid-19, chegando agora a 8.536 óbitos, revelando o índice de letalidade de 6,8% dos casos confirmados. Com o avanço da pandemia em Palmas e no país, medidas de distanciamento social, higiene e o uso de máscaras precisam ser reforçados ainda mais.
Máscaras em crianças
Durante a pandemia da Covid -19, a recomendação do Ministério da Saúde (MS) é para o uso de máscaras de proteção facial, mas a orientação não inclui crianças menores de dois anos. O item, apesar de ser obrigatório no Município de Palmas, conforme prevê o Decreto nº 1.884/2020, não deve ser utilizado por pessoas que não consigam removê-lo sem assistência.
A médica pediatra que atua no Ambulatório de Atenção à Saúde (AMAS), Fernanda Felipe Camelo, explica os riscos ao utilizar máscaras de proteção em menores de dois anos.
Leia também: DIY: Máscara caseira como fazer
“As máscaras protetoras podem causar sufocamento e mesmo no tamanho adequado podem deixar a criança irritada o que provavelmente aumenta a chance da mesma levar a mão ao olho e boca. Além de que, as crianças nessa faixa etária tendem a babar, fazendo com que a máscara fique úmida e não cumpra a função desejada e ainda aumentando o risco de contágio se essa saliva estiver contaminada com o vírus”, ressaltou ela.
A pediatra conta que crianças menores de dois anos só devem sair de casa se houver extrema necessidade e, caso isso ocorra, a recomendação é que ela saia no carrinho ou bebê conforto e que esteja coberta por um tecido. Também é importante manter uma distância mínima de até dois metros de outras pessoas.