Neste sábado, 22, Bernadete Aparecida (Psol), única mulher candidata a governadora do Tocantins nestas eleições, assinou dois termos de compromisso com a infância e adolescência, na sede do partido, em Palmas.
Os termos referem-se a Primeira Infância e a execução do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Tocantins (2017-2027). O primeiro foi construído pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) – composta por mais de 200 organizações em todo o Brasil, entre elas o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Glória de Ivone – e está sendo entregue aos candidatos e as candidatas à Presidência e aos Governos de Estado por meio da campanha Criança é Prioridade. Já o plano é resultado de uma construção coletiva a nível estadual que tem como objetivo orientar a política pública da infância e adolescência tocantinense.
Durante a assinatura, a candidata disse que no seu Plano de Governo a infância e adolescência é protagonista, principalmente na Política de Educação. “Nós acreditamos que o desenvolvimento integral e prioritário que deve ser dado a esta faixa integra educação, lazer e esporte, entendendo essa idade dentro das suas várias ansiedades de felicidade, de pertencer a grupos e de terem atividades para além da escola”, como aulas de idiomas – incluindo uma língua indígena – e atividades que permitam que crianças e adolescentes conheçam o patrimônio cultural do Tocantins.
Quanto ao plano decenal, a candidata comentou que “a assinatura é importante porque as propostas contidas nele vieram da escuta e da visão das crianças e dos adolescentes como protagonistas que tem direitos”.
Estiveram na assinatura representantes da Associação Tocantinense dos Conselheiros Tutelares (ATCT), do Cedeca Glória de Ivone, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca TO), do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA TO) e do Marista.
O movimento da infância no Tocantins continua aguardando a disponibilidade de agenda dos candidatos Carlos Amastha (PSB), Marlon Reis (Rede) e Mauro Carlesse (PHS).