A Black Friday é celebrada no Brasil há mais de 10 anos e, cada vez mais, diversas empresas intensificam suas promoções nesse período do ano. No entanto, entre os clientes que esperam pela data para fazer compras por preços mais camaradas, há aqueles que, por falta de informação ou por pura desatenção, acabam se tornando vítimas de golpistas, que também usam da Black Friday para “fechar negócios”.
A empresária Marina Figueiredo caiu no golpe em que criminosos oferecem produtos como se fossem de uma grande loja, quando, na verdade, não passa de um site fake. Na pressa por comprar biquinis, Marina clicou no anúncio e não se atentou ao destino final para onde era redirecionada.
“Comprei uns três modelos que nunca chegaram. Mandei um e-mail para eles, informando que não tinha chegado. Decidi colocar o URL do site que comprei no Google e constatei que tinha muitas reclamações e que se tratava de uma página fake. Um marketing digital de uma empresa que não existe”, lamentou.
“Vi que caí num golpe. Aí, liguei para o banco para ver se eles conseguiam localizar pelos dados da compra a empresa. O banco me estornou o valor pago, o que achei muito bacana. Mas, veja só, essa semana vi o mesmo anúncio no mesmo lugar”, alerta a empresária.
Três golpes para ficar de olho:
1 Sites falsos;
2-Alteração do valor no momento de pagar;
3-Golpes que utilizam a máquina do cartão de crédito
Dicas contra golpes:
- Evite informar senha do seu cartão para qualquer um;
- Verifique uma, duas, três vezes se o site onde vai realizar a compra é o oficial;
- Veja a pontuação das empresas em rankings do governo ou de portais como o Reclame Aqui;
- Veja os comentários dos usuários sobre os produtos;
- Dê preferência ao cartão virtual, que possui travas de segurança muito mais difíceis do que o cartão físico;
- Caso caia em um golpe, denuncie ao Procon, ao SAC da empresa e e sites de apoio ao consumidor.
Quando o valor final do pagamento é alterado nos descontos relâmpagos, o importante seria justamente redobrar a atenção no valor final na hora de pagar. A dica aqui é simplesmente redobrar o cuidado com o valor do pagamento, ver se não houve alteração nele e, sempre que possível, usar um cartão virtual temporário, de compra única.