Câmara de Vereadores de Colinas do Tocantins – Divulgação

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

A Câmara Municipal de Vereadores de Colinas do Tocantins irá abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a fim de investigar o prefeito Josemar Carlos Casarin (PSL), o Doutor Kasarin, por autorizar a vacinação de veterinários no município antes de vacinar pessoas do grupo prioritário, no caso, idosos acima de 80 anos. A informação foi confirmada pelo presidente da Casa, o vereador Leandro Coutinho (PT).

Leandro ainda afirmou à Gazeta que assinará a resolução na tarde desta quinta-feira, 18. “Vejo que tinha outros grupos com mais urgências, eles agora vão ter que ser explicar com documentação”, afirmou o presidente.

Sete dos 13 parlamentares assinaram a favor da CPI na sessão dessa quarta-feira, 17, porém, Leandro explicou que são nove a favor da CPI. “Eu não assino, e o outro vereador não tava no momento. Nossa base é de nove”, disse.

A vacinação dos profissionais gerou polêmica entre população colinense e tomou grandes proporções. O Ministério Público do Tocantins (MPTO) já acionou o município judicialmente.

O outro lado

A Gazeta conversou com o prefeito de Colinas, Doutor Kasarin. Ele explicou que o município está seguindo todos os protocolos.

“Acredito que a abertura da CPI não tem fundamentação legal, visto que estamos seguindo todas os protocolos que o Município, que o Estado e o Governo Federal sugeriram. Portanto, nada de irregularidade no nosso governo. O prefeito está fazendo a coisa certa, justa e portanto a politicagem não vai pesar no governo Kasarin”, disse.

Entenda

Os idosos são parte do grupo prioritário na “megaimunização” que acontece contra a Covid-19 em todo o Brasil e no Tocantins não é diferente.

Algumas cidades já podem ou já retiraram a terceira remessa de doses que chegaram ao Estado nesta quarta-feira, 10. As vacinas estão disponíveis para retirada a partir desta quinta-feira 11, nos pontos de distribuição.

Apesar de nossos anciãos estarem prioritariamente no início da fila, em Colinas do Tocantins, região norte do TO, veterinários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adapec-TO), receberam a imunização no último dia 9/2.

A informação e as imagens dos veterinários foram divulgadas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) . Os profissionais de saúde foram vacinados com a AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.

O caso tem ganhado uma repercussão negativa em vários sites e nas redes sociais. Muitos acusam o município de deixar os veterinários “furarem a fila”, mas a Prefeitura afirmou em nota que todos os profissionais da linha de frente já foram vacinados contra a Covid e que por isso, as doses ficaram disponíveis, podendo imunizar assim profissionais de outras áreas da linha de frente.

Divulgação Conselho Regional de Medicina Veterinária