Com o objetivo de aproximar a comunidade do poder legislativo, a Câmara Municipal Dianópolis realizou na noite desta quinta-feira, 23, a 1° Sessão Ordinária Itinerante no setor Santa Luzia.

A sessão foi realizada na sede da Escola Municipal Santa Luzia, e contou com a participação da comunidade da região e autoridades.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa de Leis, vereador Manin do Zorra, que pautou as proposituras.

Pauta

Na sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Aplausos 11/2023 para o Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) da Polícia Civil do Tocantins, unidade Dianópolis, pelos relevantes trabalhos prestados à comunidade. “É um reconhecimento aos serviços prestados à toda comunidade e região Sudeste. São profissionais que estão diariamente nas Ruas, protegendo a sociedade, defendendo o direito do cidadão, no combate à criminalidade, resguardando a comunidade. Parabéns ao GOTE por todo trabalho desempenhado em prol do cidadão”, enfatizou o vereador.

Em suas palavras, o diretor geral do GOTE, Rildo Barreira, agradeceu. “É uma grata satisfação, estarmos em Dianópolis hoje para receber essa homenagem. Muito obrigado em nome de toda polícia Civil do Estado do Tocantins”, enfatizou.

De autoria do vereador Bilsan França, foi aprovado por unanimidade o Requerimento 92/2023, cobrando do Executivo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Obras, obras de pavimentação nas Ruas 1 e 25 na Nova Cidade e final da Rua São Vicente “Rua da Biquinha” no centro da cidade. “Estamos muito felizes em estar aqui hoje. Esse papel de vir ao encontro da comunidade demonstra também que o cidadão precisa participar da construção política da sua comunidade. E a presença da Câmara hoje aqui, mostra que o legislativo municipal abre suas portas para ouvir os anseios da comunidade. Esse requerimento é um pedido da comunidade da Nova Cidade e que a gente cobra da gestão que atenda e solucione essa demanda tão urgente”, disse o vereador.

De autoria de todos os vereadores, foi aprovada por unanimidade a Indicação 93/2023, solicitando ao Executivo Municipal busca de parceria com o Governo Federal, para pavimentação da Avenida Perimetral no setor Santa Luzia. “É um momento oportuno de estarmos no setor Santa Luzia e a gente apresentar essa indicação, com o objetivo de promover mais qualidade de vida e acessibilidade à comunidade desse setor. Que o Executivo busque essa parceria junto ao governo federal com o intuito de atender essa demanda da comunidade”, disse o vereador Tuca Lula.

Sessão nos bairros

A Sessão Itinerante é uma ação da Câmara Municipal de Dianópolis com o objetivo de interiorizar as ações do poder legislativo municipal.

Conforme o presidente da Câmara Municipal de Dianópolis, o objetivo da Casa é descentralizar os serviços do legislativo, levando os serviços até às comunidades para ouvir as demandas da população de cada região. “Nosso foco é também promover a integração entre a sociedade e o poder legislativo, fazendo com que a população entenda a importância de trabalharmos juntos em prol de uma cidade melhor, a partir da discussão comum dos problemas que envolvem o nosso município. Viemos ouvir as demandas do setor Santa Luzia e construir projetos que atendam seus anseios. Aproveito para agradecer a participação da comunidade e também a disponibilidade da direção da Escola Municipal Santa Luzia, na pessoa da diretora Gilvania Nunes Tavares Silva, por disponibilizar o espaço e nos atender de forma muito democrática”, disse o vereador Manin do Zorra.

Moradora do bairro, a funcionária pública Elza Miranda do Nascimento destacou. “A gente sabe da importância desse momento e queremos agradecer os vereadores por estarem no nosso bairro para ouvir as nossas demandas”, disse.

A sessão contou com a presença da diretora da Escola Municipal Santa Luzia, Gilvania Nunes Tavares Silva, diretor geral do Gote, Rildo Barreira, chefe do Núcleo de Operações Especiais, Ariston Ribeiro, os advogados Diego Schuch e Fabrício Fonseca e o policial civil, Paulo Freitas, representando o delegado regional, Márcio Duarte Teixeira. “Essa escola está de portas abertas para atender a nossa comunidade. A gente entende a importância deste momento, e destacamos aqui o papel importante que temos de unir forças para mudar vidas. A presença Câmara reforça a importância de construir políticas de desenvolvimento em união com os poderes. A gente agradece a presença do legislativo municipal pela presença e oportunidade em vir até a comunidade, trazer a Câmara até o bairro, para dar oportunidade para o cidadão debater e construir juntos uma sociedade cada vez melhor”, finalizou a diretora da escola, Gilvania Nunes.