No cenário global de agravamento epidemiológico das doenças mentais e percebendo também os problemas derivados destas em nosso território, temos ponderado que a construção de uma cultura de saúde mental demanda o envolvimento de diversos setores da sociedade e de diversas estratégias.
O Conselho Regional de Psicologia da 23a Região -Tocantins, entende a importância das estratégias que fomentem a cultura de saúde mental e que considere a diversidade e a dignidade das pessoas.
É a partir deste entendimento que a autarquia apoia a Campanha Janeiro Branco. A campanha é um projeto de iniciativa da sociedade que nasceu nasceu em Uberlândia em 2014 através de um grupo de psicólogas e psicólogos que tiveram a ideia de chamar a atenção das pessoas (e autoridades públicas) para as questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem mais em Saúde Mental em suas vidas ao longo de todo o tempo.
Confira a nota oficial da Campanha Janeiro Branco para 2020: Precisamos Falar Sobre Saúde Mental
A campanha não esgota a complexidade do tema que aborda. Para nós sua realização é pertinente à medida que amplia o tema e contempla discussão de políticas públicas de saúde mental, agregando às conquistas da área como atenção psicossocial.
Para somar apoio à campanha, o Conselho está atendendo a pedidos de participação em ações voltadas à saúde mental, promoverá publicações em suas redes relativas a Campanha e participará de debate sobre o tema.
As/os profissionais da psicologia promovem saúde mental no seu fazer cotidianamente. Participar do Janeiro Branco é apenas uma das ações do Conselho na construção de uma categoria mais forte e uma sociedade mais justa, que exigem saúde mental de janeiro-a-janeiro.