Em 18 anos desde sua criação, o Campus Palmas do IFTO, que foi gerido majoritariamente por homens, poderá eleger a primeira mulher como Diretora-geral da unidade.

No próximo dia 23 de novembro, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Palmas, poderá eleger pela primeira vez na sua história uma mulher como Diretora-Geral. Pedagoga pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e servidora da instituição há mais 12 anos, Noemi Zukowski é uma das candidatas que disputam o pleito eleitoral. Ela também é a primeira mulher a disputar o cargo.

De acordo com Noemi é muito importante a participação e o engajamento de mulheres, no sentido de ocupar os espaços de poder. Ela disse ainda que é um desafio ser a primeira figura feminina a disputar uma eleição interna dentro do Campus Palmas, mas garantiu que sua trajetória de vida profissional ao longo de mais de 32 anos como educadora lhe dá respaldo técnico e o preparo necessário para gerir a instituição.

“Há 89 anos conquistávamos o nosso direito de votar e de sermos votadas. Com certeza tivemos avanços, mas não na velocidade que desejamos. Sabemos que nós mulheres somos a maioria da população brasileira, mas ainda precisamos ocupar os espaços institucionais de decisão. Aqui em Palmas, o nosso Campus do IFTO é um dos que precisam avançar neste sentido. Temos muitas propostas, força de vontade, capacidade técnica, respeito pelos estudantes e servidores e queremos trabalhar de forma eficiente. Acredito que este é o momento de termos uma mulher na Gestão”, declarou.

Biografia

Atua na área de Educação há 32 anos. Sendo graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1995. Possui maior experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). É mestre em Educação pela UnB na área de Políticas Públicas para EPT (2013). Servidora da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica há 12 anos, atuou na área técnica educacional, como Orientadora, Coordenadora, Gerente de Ensino, como Diretora de Ensino do IFTO/campus Palmas e como Diretora de Gestão Educacional (Reitoria/IFTO). Com foco em capacitação em Metodologias Ativas, tem atendido demandas de Palestras educacionais e capacitação docente. Além da atuação profissional desenvolve ações e projetos na área da música e na área social. Esteve como regente do Coral do Tribunal de Contas do Tocantins (Coral de Contas) por 11 anos, Diretora Artístico Musical do grupo Keryx há 18 anos, tem mais de 30 composições publicadas, faz parte da Diretoria Nacional do Motoclube AMM como primeira mulher a estar nesta esfera, sendo diretora do AMM Mulher. É palestrante na área educacional e motivacional para pais, jovens e adolescentes.