Maju Cotrim
Palmas vive a efervescência cultural do Carnaval vista poucas vezes nos últimos anos. São vários grupos querendo se reunir e festejar a seu modo no espírito carnavalesco.
Uma das iniciativas chamou atenção e merece destaque: O Carnaval na Pista que surgiu da ideia e vontade de um grupo de amigos de Palmas e virou simplesmente um movimento.
Na Pista do antigo aeroporto que já foi palco de grandes Carnavais na Capital, ali na Kitanda da Vovó famílias inteiras se reuniram na última sexta-feira, 1, e neste domingo, 3, em Palmas. Todos com um intuito: brincar o Carnaval tradicional de rua, ouvir as marchinhas, reunir a família e celebrar a amizade. Quem passava pelo local encostava e se contagiava pelo clima.
Lá estavam os membros do tradicional e histórico Bloco Filhos da Pauta, da Associação de Pioneiros mas além disso pessoas e famílias que escolheram lá para brincar o Carnaval.
Em meio a isso tudo a inspiração deste momento: o poeta Zé Gomes, homenageado com um Beco no local pelo mesmo grupo de amigos que realizou a festa. O painel dele na parede foi palco não só de registros fotográficos por quem passava ali mas principalmente de grandes histórias nas rodas de conversa, das lembranças dos amigos que muitas vezes chegaram a comentar como ele estaria feliz com aquele movimento. Sim, Zé Gomes (In Memorian) vive e inspira! O Beco deve receber grandes iniciativas culturais e sociais para celebrar sua memória.
E a Memória do saudoso Zé Gomes é celebrada principalmente por sua família que fez questão de comparecer e apoiar o movimento. A dona Gilda Gomes, viúva do Zé, não faltou nenhuma noite esbanjando sua alegria constante e exemplo de vitalidade na Pista.
O Movimento Carnaval To na Pista foi o ponta pé para muitas iniciativas expontâneas que respirem cultura e amizade.
A cada criança fantasiada brincando… a cada marchinha.. a cada família ali presente algo em comum: uma celebração respeitosa e a certeza de que o grupo cumpriu seu objetivo: reascendeu a chama que sempre esteve viva nos corações: a daquele tradicional Carnaval de rua e de blocos.
Iniciativas assim viram grandes movimentos quando ganham adesão do público e da população em geral. Esses movimentos jamais podem ser ignorados porque são legítimos e são de fato uma manifestação cultural popular.
O Carnaval na Pista foi uma semente lançada que já criou raízes e que mostra que Palmas gosta e precisa de apoio para iniciativas como essa!