Casa & Decoração: Erros que devem ser evitados em ambientes pequenos

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 30/07/2019

Última atualização em 26/08/2019 14:27

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Mobiliar e decorar lugares pequenos, muitas vezes, é um desafio maior do que organizar ambientes com metragens generosas. Afinal, tamanho e proporção são questões diferentes, uma vez que não dizem respeito apenas ao espaço físico, mas também ao visual e as sensações geradas pelo décor. Para te ajudar a pensar em layouts para lares reduzidos, listamos alguns erros que devem chamar sua atenção. Confira.

1. Mobília muito grande ou muito pequena
Salas pequenas nem sempre dispensam sofás com vários lugares. Contudo, uma peça muito grande pode dar a impressão de que o espaço está abarrotado e fazer com que os outros móveis pareçam menores ainda. É uma questão de proporção e profundidade. Para que a leitura visual do cômodo seja uniforme, você precisa de um certo equilíbrio entre os móveis. Também não adianta apostar apenas em objetos pequenos, uma vez que estes podem dar a impressão de desconjuntura.

2. Tudo branco
A maioria das pessoas acredita que apostar no branco vai fazer com que os ambientes sejam melhor iluminados e pareçam mais amplos. Apesar da cor ser muito versátil, essa regra existe para ser quebrada, uma vez que a decoração monocromática pode acabar com a percepção de profundidade.

Além disso, cores diferentes, especialmente as quentes, dão o toque de aconchego que um lar precisa. E não é necessário se aventurar em pintar uma parede inteira: almofadas, quadros, acessórios e cadeiras podem cumprir a tarefa.

3. Não manter a ordem
A grande vantagem de morar em um lugar pequeno é a praticidade. Você tem menos custos com a casa e maior facilidade para mantê-la limpa. Contudo, se você não define o lugar de cada coisa e não consegue manter a organização, esse benefício cai por terra. Garanta que você tenha armários e espaços de armazenamento suficiente para os seus pertences e pratique o desapego com objetos desnecessários.

4. Priorizar decoração sobre função
Como você não tem muito espaço, tudo o que está dentro da sua casa precisa fazer sentido. Não estamos dizendo para você se livrar de todos os acessórios, mas também não exagerar na quantidade de objetos e pecinhas sem uma função concreta. Aqui também entra a importância dos móveis multifunção, como sofá-cama, balcões que também são mesas e as prateleiras que podem ser tanto decorativas, quanto utilitárias. Com o aumento de pessoas optando por viver em lugares menores, grande parte das marcas já apresenta uma série de peças versáteis e bonitas.

5. Subestimar cantos e paredes
O pé-direito existe para ser aproveitado. Por isso, não subestime os cantos que parecem sem uso. Eles podem expor as peças de decoração ou guardar os objetos que você não usa sempre. Aposte em ganchos e prateleiras ou então preencha esses lugares com vasos e outras peças que dão personalidade ao local.

6. Tapetes muito pequenos
O tapete serve para abraçar a decoração, dessa forma, ele precisa contemplar os móveis do cômodo, estendendo-se debaixo deles. Em uma sala, por exemplo, os pés do sofá podem ficar pelo menos metade dentro do item.

fonte: Casa & Jardim

 

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

AgroPalmas
ASSECAD NOVO 11/02/2019
SINTET
ATM a partir do dia 17/04/2019
BRK-06-06-2019

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]