Reformar a casa parece ser divertido a primeira vista. Trocar tudo e transformar o visual para algo que seja mais agradável, realmente tem suas vantagens, mas lembre-se que o quebra-quebra pode trazer dores de cabeça inesperadas. Antes de planejar a nova decoração, os pontos abaixo devem ser considerados.
1. Quem vai colocar a mão na massa?
Não estamos falando de quem vai pegar as ferramentas e quebrar as paredes. Uma reforma implica muitas coisas antes de colocar a mão na massa: licitações, respeito aos vizinhos, prazo de início e de finalização, aluguel de caçambas, qualidade profissional e uma série de outras preocupações que vão se multiplicando com o tempo. Tudo isso requer tempo e muita atenção. Não é um trabalho para fazer rapidinho antes de se deitar e, se você não tem experiência no ramo, é provável que se esqueça ou não conheça muitas necessidades.
2. Você não sabe de tudo
Mesmo que você seja expert em decoração, reformar vai muito além disso. Fiações, instalações, matéria-prima e mão de obra são itens básicos que, você, provavelmente, não domina. Por isso, não dispense ajuda e não tente economizar dinheiro eliminando as contratações de profissionais. Erros cometidos durante a reforma vão trazer novos problemas no futuro e fazer com que você gaste tempo e dinheiro duas vezes.
3. Imprevistos acontecem (e muito!)
Você sabia que as paredes do seu apartamento têm vigas escondidas, as quais você só descobre se tiver o mapa da obra original. Saiba que este é apenas um exemplo de imprevisto, que pode estender os prazos de entrega do local.
Estamos te avisando de antemão para que você não se frustre. Não subestime nenhuma dúvida que aparecer na sua mente e tente se antecipar para quando os problemas começarem a pipocar.
4. Nem tudo é como parece
Tutoriais do Pinterest e de outras redes sociais fazem com que decorar pareça uma tarefa simples. Contudo, os famosos “do it yourself”, muitas vezes, escondem seus truques. Ao mencionar as instalações e acessórios, as fotos nas redes sociais tendem a ser mais vistosas e, quando transportamos os objetos para a vida real, o visual se transforma totalmente.
fonte: Casa & Jardim