Paredes coloridas não precisam estar somente atrás da cama ou do sofá. Existem maneiras modernas para transformar qualquer cômodo sem cair na monotonia. Já pensou em dar cor ao teto ou a detalhes que você, geralmente, não nota muito? Separamos algumas dicas inovadoras para deixar o seu cantinho mais alegre e ousado. Confira!

1 Bordinha
Tem medo de se jogar em uma parede inteira vibrante? Os rodapés e as molduras do teto estão aí para isso. Além de oferecerem um acabamento mais elegante, eles podem ser o toque que faltava na decoração.

Nesta sala de jantar, o preto surge delicado, em uma moldura, delimitando espaços (Foto: Studiopepe/Reprodução)

2 Receba com cor
Os seus convidados passarão a ser recebidos com mais estilo se você apostar em uma porta colorida. Sem contar que é muito mais rápido pintar somente a entrada, do que apostar em várias camadas de tinta em todo o cômodo.

Minicloset com prateleiras e espaço para pendurar cabides. Detalhe da entrada do quarto, com porta vermelha bem vibrante (Foto: Marcelo Donadussi/Fotografia de Arquitetura)

3 Bordas das janelas
Elas ventilam, trazem luz e, agora são o seu mais novo item de decoração. Em aço ou madeira, quando você colore as bordas das janelas, um toque de ousadia é adicionado a sua casa. Para escolher o tom, os azuis e verdes claros são bem-vindos, enquanto o vermelho é cheio de personalidade.

Embaixo da escada, bem na metade do terreno, palmeira traquicarpo com xanadus, moreias e aspargos-pluma. O pinguim de concreto é um xodó antigo dos donos. A janela do escritório ganhou demão de Curaçau Blue, da Suvinil (Foto: Gui Morelli/Editora Globo) A janela do escritório ganhou demão de tinta cor Curaçau Blue.

4 Nos detalhes arquitetônicos
Paredes ornamentadas podem ser muito clássicas, mas, em cores não neutras, a modernidade aparece com tudo. Rosa millennial, verde militar e outros tons pastel dão aquela repaginada no ambiente.

O café ganhou uma aparência única após a obra do Studio Giftig (Foto: Helden Van de Buurt/ Reprodução)

5 Para chamar a atenção
Cores abertas como vermelho, amarelo e laranja iluminam o espaço e criam pontos focais distintos. Contraste com cores sóbrias no resto das superfícies e aposte em móveis que conversem com a vivacidade das cores do sol.

O guarda-corpo da escada ganhou visual descontraído com a tinta automotiva amarela, da RD Pinturas, na casa de Patricia Talem (Foto: Edu Castello)

6 Metadinha
Você já pensou em pintar apenas a metade ou dois terços das paredes? Apostamos que é diferente de tudo o que você imaginou e vai tornar o seu espaço ainda mais único.

Parede bicolor para propor um clima de verão no lar (Foto: Edu Castello / Editora Globo)

7 Tom sur tom
As diferentes nuances de uma mesma cor brincam com as noções de profundidade e com o formato do cômodo e dos móveis. Em vez de destacar os muitos detalhes arquitetônicos, você pode desenhar formas retangulares, que tornam a arquiteturamais interessante, criando um padrão gráfico em tons que também podem ser repetidos em todo o mobiliário.

A cozinha do projeto do escritório Arkitito é praticamente monocromática, com ladrilho hidráulico, bancadas e panelas laranjas (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)