A CASACOR Tocantins está de volta em sua terceira edição e em 2024 celebra a conexão entre o ser humano e a natureza. Além de trazer inovação e inspiração nos detalhes através do tema “De presente… o agora”, a maior mostra de arquitetura, arte, design de interiores e paisagismo das Américas propõe abordar também questões climáticas globais e o legado que deixamos para as futuras gerações, discutindo como a arquitetura e o design podem contribuir para construção de um futuro sustentável.
Com o objetivo de proporcionar ao visitante uma imersão no universo do tema proposto, a mostra acontece no Five Senses Resort entre os dias 14 de agosto a 22 de setembro. Com uma área de implantação de 5.000m², a CASACOR Tocantins vai abranger todo o circuito da mostra. Nele, será possível explorar 38 ambientes, incluindo áreas de paisagismo.
Situado na orla de Luzimangues, o Five Senses tem vista para o lago e para a serra de Palmas. Marco importante no desenvolvimento econômico e turístico da região, o empreendimento é o espaço ideal para abrigar a CASACOR deste ano, que pretende fazer com que o público mergulhe na atmosfera do resort, aproveitando sua proximidade com o meio ambiente, criando uma verdadeira conexão entre design e a natureza.
Trazendo a regionalidade e a identidade tocantinense para o dentro da mostra, a CASACOR Tocantins deste ano vai resgatar referências ancestrais, tradições afro e indígenas em seus projetos. Para 2024, a mostra quer dialogar com os saberes dos povos originários e com a biodiversidade cultural brasileira, tão rica e singular.
Entre as novidades desta edição, destacam-se também os espaços comerciais que oferecerão experiências gastronômicas, artísticas, culturais e sensoriais. Assim como já foi feito em edições anteriores, a CASACOR Tocantins também vai interagir com outros segmentos como a moda e o agronegócio, construindo parcerias com instituições públicas e privadas, promovendo rodas de conversas e uma programação especial.
Este ano, quem assina o projeto de implantação do circuito da mostra é o arquiteto Thales Zago. O objetivo é usar o espaço para provocar experiências imersivas aos visitantes, considerando ainda as particularidades de cada um dos profissionais envolvidos, em consonância com o tema.
Para a sócia diretora da CASACOR Tocantins, Cris Scaramussa, a mostra deste ano é um convite para refletir sobre nossas ações e o impacto que temos no meio em que vivemos. “A CASACOR Tocantins deste ano é um convite para essa profunda reflexão, uma oportunidade para considerarmos o impacto de nossas escolhas e ações no mundo que compartilhamos. Uma reflexão sobre o legado que queremos deixar para nossos ancestrais”.
Segundo a sócia diretora Patrícia Schuller, a mostra, que já faz parte do calendário oficial do estado e é hoje o maior evento privado do Tocantins, quer atrair um público diverso, oferecendo acessibilidade dos ambientes abertos ao público.
“Temos essa preocupação social em fazer um evento em que qualquer pessoa pode frequentar. Todos nossos espaços de socialização estarão na área aberta, para que todos se sintam parte da mostra. O que queremos é que o visitante saia da CASACOR com algo a mais, não como entrou, mas transformado”, afirma Patrícia.
Jimmy Reile, empresário responsável pelo Five Senses Resort, repete este ano a parceria que começou em 2023. Na edição anterior, o resort assinou o restaurante da CASACOR. “Convidamos a organização para conhecer o espaço e foi amor à primeira vista. No Five temos uma conexão muito grande da natureza com o morar, com o Tocantins e nossa identidade. Do Five Senses vemos Palmas sob uma perspectiva diferente, com o lago, a cidade e a serra, ao mesmo tempo, vai ser muito interessante ver como a mostra vai conseguir aproveitar tudo isso”, finaliza Jimmy.