Um dos maiores sonhos dos moradores da Arse 102 (1006 Sul) tornou-se realidade na manhã desta quarta-feira 01, com a inauguração do Centro de Educação Infantil (Cmei) Romilda Budke Guarda, entregue pela prefeita Cinthia Ribeiro, na presença de poucas autoridades, vereadores e alguns diretores convidados, tudo respeitando as normas segurança e distanciamento social, em decorrência do novo coronavírus (Covid19).
A obra que teve início em março de 2017, tem 1.186,44 m² de área construída e, recebeu o investimento na ordem de R$ 2.463.621,37, sendo R$ 1.047.638,73 em recursos próprios da prefeitura e o restante do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para a prefeita Cinthia Ribeiro, a entrega de mais um Cmei para a população tem um ‘gosto’ diferente e muito melhor. “Em Palmas, tudo é prioridade. Saúde, moradia, infraestrutura, títulos de propriedade, assim como educação. Mas, quando podemos entregar parte de sonhos e prospectar esperança de um futuro maravilhoso que é investir nas nossas crianças, isso enche o nosso coração de alegria”, disse a prefeita às autoridades, servidores e moradores presentes.
Para a secretária municipal da Educação, Cleizenir dos Santos, essa entrega representa a união de esforços de uma equipe que não parou, cuidou de cada detalhe, pensando sempre no melhor para as crianças e para os servidores. “O sentimento que carrego no coração é de gratidão, e o maior desejo que tenho é ver toda essa fase complicada passar logo, para recebermos os pais, as crianças, os professores e todos que constroem o caminho sucesso da educação e garantem a qualidade de ensino dos nossos palmenses”, relatou.
De acordo com a diretora da unidade, Evanilça Ribeiro, o Cmei irá atender cerca de 536 crianças, com turmas de Berçário, Maternal e Pré-escola. “Embora estejamos vivendo um momento atípico para a sociedade, por conta da pandemia, estamos muito felizes em entregar para esta comunidade uma obra de excelência, que vai beneficiar tantas famílias. Somos a única unidade na região que vai atender as crianças do berçário e isso é um grande diferencial”, contou entusiasmada.
Idarlene de Carvalho, representante dos moradores da quadra destacou que o sonho dos moradores sempre foi ter uma escola para seus filhos perto de casa e que agora, eles podem celebrar a conquista, pois recebem das mãos da prefeita, um Cmei bem equipado, bonito e aconchegante.
Escolha do nome
O nome do Cmei foi uma escolha para homenagear ‘in memorian’ a senhora Romilda Budke Guarda. A mesma chegou em Palmas em 1997, amante da cidade, foi líder comunitária, teve uma vida pautada na moralidade, na ética e no altruísmo. Romilda se dedicou como voluntária no processo de arborização de alguns espaços da nossa Capital, ajudando muito no seu embelezamento e promovendo a preservação do meio ambiente em defesa da ecologia.