Na tarde deste sábado (22), uma chuva registrada em cidades no norte do estado trouxe alívio aos moradores.

Houve registros de chuva em Xambioá, Ananás, Darcinópolis e Santa Fé do Araguaia. A moradora de Darcinópolis Maria Vilany aproveitou para fazer um vídeo mostrando a água caindo em frente a casa onde mora.

Segundo ela, a chuva foi rápida, durou cerca de cinco minutos. Mas, que foi suficiente para mudar o tempo. A tarde ficou com uma temperatura mais agradável. “Deu para molhar bem a terra e o cheirinho de terra molhada aflorou”.

O meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) José Luiz Cabral informou que a chuva foi causada devido a entrada de umidade no extremo norte do estado. Ele disse ainda que essa instabilidade deve continuar até este domingo (23). Depois disso, o calor forte volta a tomar conta dos municípios.

Quem estava no distrito de Taquaruçu, em Palmas, nesta tarde, também relata ter presenciado chuva. Foram pingos fortes, mas passageiros. Durou cerca de três minutos. No entanto, o calor continuou intenso.

Nesta época, os termômetros no Tocantins costumam subir, registrando temperaturas altas, que podem chegar a 40 graus. Em Palmas, a baixa umidade relativa do ar atinge, em alguns momentos, índices de deserto.