Chuva? Só na segunda quinzena de outubro, diz meteorologista

Por Gazeta do Cerrado | 16/09/2020

Última atualização em 16/09/2020 10:55

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Chuva. Palavra e acontecimento preferido do tocantinense. Nas redes sociais o que mais se vê é palmense reclamando do calor e pedindo chuva. Não podem ver uma nuvem no céu que já pensam que é chuva. Para tirar essa ilusão, a Gazeta conversou com o professor e meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luis Cabral, que confirmou que as chuvas só devem chegar no Estado no segunda quinzena de outubro.

“Do ponto de vista climatológico o padrão segue. Apesar, da confirmação do fenômeno La Niña, as chuvas só devem vir em torno de 15 de outubro. Pode chover antes? Pode, mas não será o início do período chuvoso diante das condições atmosféricas reinantes atuais”, explicou.

O meteorologista destaca que não há grandes novidades. “O fato é que não temos grandes novidades para o Tocantins. O mês de setembro é considerado o período de transição. A gente pode presenciar o aumento da nebulosidade, como no dia de hoje, a gente pode presenciar chuvas isoladas. Mas, o que tem chamado muito a atenção da gente são as altas temperaturas sempre superando os 38 graus, chegando aos 39, e os baixos índices de umidade relativa do ar”, afirmou José Luís.

Ele ainda reafirma que esta quarta-feira, será um dia quente. “Então, apesar dessas grande variação da nebulosidade, teremos um dia com temperaturas entre 37, 38 graus. Com umidade relativa do ar por volta de 30%”.

Nuvens

Nessa terça-feira, o dia amanheceu nublado em Palmas. Foi a maior alegria dos moradores da Capital, o que rendeu diversas publicações nas redes sociais, porém, a máxima do dia foi de 38 graus. Sem chance de chuva. A previsão para essa semana mostra ainda uma máxima de 39 graus.

Para a próxima semana, os dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), mostram máxima de 40, e 41 graus na quinta, 24, e sexta-feira, 25, respectivamente.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
majucotrim@gazetadocerrado.com.br

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
marcojacob@gazetadocerrado.com.br

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
portal@gazetadocerrado.com.br

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
comercial@gazetadocerrado.com.br

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
marcojacob@gazetadocerrado.com.br