Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Chuva. Palavra e acontecimento preferido do tocantinense. Nas redes sociais o que mais se vê é palmense reclamando do calor e pedindo chuva. Não podem ver uma nuvem no céu que já pensam que é chuva. Para tirar essa ilusão, a Gazeta conversou com o professor e meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luis Cabral, que confirmou que as chuvas só devem chegar no Estado no segunda quinzena de outubro.

“Do ponto de vista climatológico o padrão segue. Apesar, da confirmação do fenômeno La Niña, as chuvas só devem vir em torno de 15 de outubro. Pode chover antes? Pode, mas não será o início do período chuvoso diante das condições atmosféricas reinantes atuais”, explicou.

O meteorologista destaca que não há grandes novidades. “O fato é que não temos grandes novidades para o Tocantins. O mês de setembro é considerado o período de transição. A gente pode presenciar o aumento da nebulosidade, como no dia de hoje, a gente pode presenciar chuvas isoladas. Mas, o que tem chamado muito a atenção da gente são as altas temperaturas sempre superando os 38 graus, chegando aos 39, e os baixos índices de umidade relativa do ar”, afirmou José Luís.

Ele ainda reafirma que esta quarta-feira, será um dia quente. “Então, apesar dessas grande variação da nebulosidade, teremos um dia com temperaturas entre 37, 38 graus. Com umidade relativa do ar por volta de 30%”.

Nuvens

Nessa terça-feira, o dia amanheceu nublado em Palmas. Foi a maior alegria dos moradores da Capital, o que rendeu diversas publicações nas redes sociais, porém, a máxima do dia foi de 38 graus. Sem chance de chuva. A previsão para essa semana mostra ainda uma máxima de 39 graus.

Para a próxima semana, os dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), mostram máxima de 40, e 41 graus na quinta, 24, e sexta-feira, 25, respectivamente.