
Procon divulgou lista das empresas que mais são alvos de reclamações no Tocantins
Em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado neste domingo, 15 de março, o Procon Tocantins divulgou o ranking das 10 empresas mais reclamadas, em 2019. Os dados são da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom).
O Banco Bradesco, Lojas Nosso Lar, BRK, Energisa e Brasil Telecom Celular ocupam os cinco primeiros lugares no ranking. A divulgação desses dados está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“Reclamações fundamentadas são as reclamações findadas em audiências de conciliação, onde são classificadas com atendidas e não atendidas pelos fornecedores”, explicou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.
No ranking, o Banco Bradesco lidera em primeiro lugar com 147 reclamações, sendo 58 não atendidas.
AsLojas Nosso Laraparece em segundo com 137 reclamações e apenas uma não atendida.
Em 3º lugar, está a BRK Tocantins com 114 reclamações e 43 sem solução. A Energisa aparece em seguida com 109 reclamações, sendo 64 também não atendidas ea Brasil Telecom Celular, sendo das 103, 57 não foram atendidas.
As demais reclamadas são Casas Bahia, Banco BMG, Samsung, Brasil Telecom (telefonia fixa) e Cardif do Brasil Seguros e Garantias. O Procon Tocantins divulga ainda a quantidade de reclamações e as atendidas e as não atendidas.
O que diz o CDC?
| Art. 44. “Os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-lo pública e anualmente. A divulgação indicará se a reclamação foi atendida ou não pelo fornecedor”. |
| Fornecedor | Reclamações | |||
| Rnkg | Atendidas | Não atendidas | Total | |
| 1º | Banco Bradesco S/A | 89 | 58 | 147 |
| 2º | Nosso Lar lojas de Departamentos | 136 | 01 | 137 |
| 3º | Companhia de Saneamento do Tocantins (BRK) | 71 | 43 | 114 |
| 4º | Energisa Tocantins Distribuidora de Energia S/A | 45 | 64 | 109 |
| 5º | 14 Brasil Telecom Celular S/A | 46 | 57 | 103 |
| 6º | Via Varejo S/A (Casas Bahia) | 60 | 41 | 101 |
| 7º | Banco BMG S/A | 22 | 77 | 99 |
| 8º | Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda | 77 | 20 | 97 |
| 9º | Brasil Telecom S/A (OI Brasil Telecom – Tel Fixa) | 45 | 45 | 90 |
| 10º | Cardif do Brasil Seguros e Garantias S/A | 67 | 10 | 77 |
Energisa
A Energisa informa que tem trabalhado para estar cada vez mais próxima do seu cliente, tanto que neste ano foi eleita, pelos consumidores, como a melhor distribuidora de energia da região Norte do Brasil. A concessionária se destaca pelo diálogo aberto e pela facilidade de acesso, com diversas ferramentas à disposição dos clientes.
A empresa reforça que nos últimos dois anos registrou queda de 48% no número de reclamações no Procon. Além disso, a Energisa tem mais de 600 mil clientes, número muito superior às demais empresas do estado e, mesmo assim, apenas 3% do total de atendimentos registrados no Procon, em 2019, referem-se à empresa.
Fonte e Foto: Procon-TO
#SóNaGazeta
#ReclamaçõesNoProcon
#ProconTocantins
#EmpresasAlvoDeReclamações