O deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) tem intensificado sua agenda de visitas ao Ministério das Cidades, em busca de viabilizar a liberação de unidades habitacionais urbanas e rurais para o Tocantins. No final de janeiro, ele esteve com o ministro e seu colega de partido, Alexandre Baldy, reforçando a necessidade de casas populares para os municípios do Estado.
Na última segunda-feira, 05, e nesta terça-feira, 06, o parlamentar também esteve, respectivamente, com o Chefe de Gabinete do Ministério, Bruno Rocha, e com a secretária Nacional de Habitação, Maria do Socorro Gadelha Campos de Lira. Em todas as ocasiões Lázaro buscou a liberação de casas populares para atender as cidades do Estado e, consequentemente, as pessoas mais carentes.
“A habitação popular é uma das nossas prioridades, afinal todos precisam de um teto digno para morar. Com fé em Deus e com muito trabalho, nos próximos dias os municípios tocantinenses, e especialmente a nossa gente que tanto precisa, receberão boas notícias”, disse.
As unidades habitacionais urbanas e rurais tem como finalidade possibilitar aos cidadãos e aos agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna na cidade e no campo. Conforme estabelecido pelo programa de habitação, as prefeituras municipais interessadas nas casas populares apresentaram as suas demandas e, agora, o Ministério analisará junto com a Caixa Econômica Federal, a necessidade de cada cidade.
FAR, FDS e PNHR
As três modalidades de recursos para a construção de casas serão oriundas do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Cada uma dessas terá este ano duas publicações, sendo que as primeiras ocorrerão ainda neste primeiro trimestre.
“Estamos acompanhando de perto, indo com frequência ao Ministério das Cidades, para que a maior quantidade de cidades do Tocantins seja atendida. Não vou descansar até que os pedidos dos nossos municípios sejam autorizados e que a nossa gente realize o sonho da casa própria”, concluiu Lázaro.