O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito presidente da Câmara com 464 votos, recorde de votação na Casa. Ele ficará no comando da Casa pelos próximos dois anos, até 2025. Dos 513 deputados, 509 votaram. Leia mais.
Concorriam com Lira, os deputados:
Chico Alencar (PSOL-RJ): 21 votos
Marcel Van Hattem (Novo-RS): 19 votos
Além disso, houve 5 votos em branco.
Ele defendeu a democracia e as prerrogativas e liberdade de expressão dos parlamentares.
“Seguiremos devotos da democracia e, para tanto, serei uma voz firme a favor das prerrogativas e liberdade de expressão de cada parlamentar”, afirmou. “O Brasil é uma democracia madura, preparada e feita por uma ampla maioria de pessoas que luta e defende a liberdade.”
Lira ficará no comando da Casa pelos próximos dois anos, até 2025. Ele teve 464 votos, recorde para uma votação na Câmara. Dos 513 deputados, 509 votaram.
Lira afirmou ainda que “é hora de desinflamar o Brasil, distensionar as relações, e os poderes da República, pilares da nossa democracia, devem dar o exemplo”. “É hora de ver cada um no seu quadrado constitucional”, disse.
“Neste Brasil, não há mais espaço para aqueles que atentam contra os poderes. Esta Casa não defenderá ou referendará nenhum ato, discurso ou manifestação que atente contra a democracia”, disse.
“Para aqueles que depredaram, vandalizaram e envergonharam o povo brasileiro haverá, sim, o rigor da lei”, acrescentou.