Fazia tempo que eu andava curiosa com a tal “carne” de jaca, a polpa da jaca verde usada em diversas receitas vegetarianas. Depois de cozida, ela fica com uma textura muito parecida com a do frango e vira moqueca, recheio de coxinha e “jaca louca” (“carne louca” em versão veggie), entre outras preparações. Difícil alguém adivinhar o que é ao provar o ingrediente pela primeira vez. Diferentemente da fruta madura, com sabor inconfundível e aroma que se anuncia a metros de distância, a jaca verde é quase neutra, por isso, absorve bem os temperos usados na receita. Originária da Índia, é rica em vitaminas e outros nutrientes, como ferro, potássio e manganês.

O caso é que achar uma jaca verde não é tarefa fácil, e o pré-preparo demanda certo empenho: ao ser cortada, ela solta um visgo que parece uma cola, de tão grudento. A solução é lambuzar as mãos e a faca com óleo vegetal. Pode ser cozida inteira, se couber na panela, ou cortada em pedaços grandes, em água com sal. O tempo de cozimento varia: se a fruta estiver inteira, pode passar de uma hora. Bom, mas eu pulei toda essa etapa: descobri que algumas lojas de produtos naturais vendem a jaca verde congelada, pré-cozida e desfiada. Aí fica fácil, né? E rende bastante. Meio quilo deu para duas receitas: um curry e uma saladinha, estilo salsa mexicana. A salada ficou mais gostosa e dá para fazer num instante. Recheio bom para um sandubinha vegetariano!

Salsa de jaca desfiada
Rendimento 3 porções
Tempo de preparo 15 min

Ingredientes
100 g de jaca verde pré-cozida e desfiada;
1 tomate;
1/2 cebola roxa;
suco de 1/2 limão;
coentro;
azeite extravirgem;
sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer
Tempere a jaca com o limão (deixe um pouco de sumo para a cebola), sal e pimenta-do-reino. Reserve.
Corte o tomate em cubinhos e tempere com sal, pimenta e azeite. Corte a cebola em cubinhos e tempere com sal, limão e azeite.
Misture todos os ingredientes, adicione coentro picado a gosto e mais um fio de azeite. Sirva com pão.