Maria José Cotrim

A Gazeta do Cerrado tira algumas dúvidas de leitores sobre como será a reforma administrativa da atual gestão Estadual. Muitos detalhes ainda estão em fase de definição.

A redução foi de 23 secretarias para 11 porém conforme apuramos os secretários manterão o status dos cargos. O que será unificado vai ser a estrutura de cada pasta, de onde a gestão espera a economia necessária.

No caso da governadoria, por exemplo, as pastas que estão no núcleo já ficam no Palácio e apenas uma delas, a de Comunicação, tem orçamento para ações (as demais apenas para custeio). Este núcleo não terá um secretário específico e quem comandará naturalmente será o próprio governador Mauro Carlesse.

No caso de maioria das outras secretarias os titulares serão nomeados normalmente com status e salários de secretários. As estruturas é que serão unificadas. Por exemplo: os setores de Recursos Humanos, Contabilidade e outros serão apenas um onde houve fusões.

Em alguns casos não há definição se os cargos de secretário ou presidente do órgão serão mantidos e daí entra o mantra da atual gestão: “paulatinamente”.

As secretarias da governadoria São unidades administrativas responsável pela unidade do Governo, representam o “olhar” e a estratégia do Governador e as Setoriais são responsáveis pelas Políticas Públicas. Segundo a atual gestão: O status de Secretário não implica em custos excessivos.

A meta dos cortes e enxugamento é de R$ 500 milhões por ano, segundo a Gazeta já tinha antecipado. Muitos servidores, que agora voltarão ao expediente de oito horas, estão com dúvidas sobre como todo este processo se dará na prática.

– As mudanças:

Estarão na GOVERNADORIA: a Secretaria Geral de Governo, a Casa Civil, a Casa Militar, a pasta de Comunicação Social e a Controladoria do Gasto Público e Transparência

POLÍCIA MILITAR

CORPO DE BOMBEIROS

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO

-SEFAZ/SEPLAN inclui também a
Agência de Tecnologia da Informação

– SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO inclui o Igeprev

– SECRETARIA DE SAÚDE E BEM-ESTAR

– SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, JUVENTUDE E ESPORTES passa a incluir Unitins e Redesat

– SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

– SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA inclui Adapec e Ruraltins

– SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO inclui Fundação de Apoio à Pesquisa e Tecnologia, Agência Estadual de Metrologia, Jucetins, Mineratins, Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Solidária e a Agência de Fomento – Banco do Empreendedor

– SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS

-SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA, CIDADES E HABITAÇÃO inclui Ageto, ATR e ATS

-SECRETARIA DA CIDADANIA E JUSTIÇA

-SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL