Crianças foram vistas nadando no lado da praia de Porto Real, em Porto Nacional, neste sábado (6). As imagens foram feitas após as praias e o lago da cidade serem inteditados em função de um vazamento de esgoto. Alguns moradores disseram que ainda não sabiam do problema com a água, já que no local não há placas indicando que a água está imprópria.
“Não estava sabendo, não estava por dentro desta informação não.Estava passeando aqui e trouxe a meninada para dar uma olhada na água e elas resolveram entrar na água”, diz o eletricista Eliazar Dourado. Ele tirou as crianças do lago assim que ficou sabendo do vazamento.
“Isso é um absurdo, não poderia ter acontecido. A água está podre”, comenta a técnica de enfermagem Valminda Flauzino.
O vazamento que poluiu o lago durou mais de sete horas e despejou centenas de litros de esgoto em uma grande área. A BRK Ambiental, empresa responsável pelo saneamento na cidade, foi multada em R$ 150 mil. As praias vão ser monitoradas diariamente para reavaliação do risco de contaminação. O primeiro laudo está previsto para quarta-feira (10).
Quem trabalha com as atrações da praia reclama do prejuízo. “Acabou o movimento. O prejuízo nosso foi muito grande”, diz o barqueiro Oromar Santana. Ele costumava levar até 70 pessoas por dia para a ilha que fica no lago. Neste sábado (6) não fez nenhuma.
Em nota a empresa disse que tomou providências imediatas assim que soube do vazamento. A empresa disse ainda que ajudou na interdição e no monitoramento da área e que é precoce dizer que a água está imprópria para banho. A recomendação para os moradores ainda é evitar a região.
A Prefeitura de Porto Nacional disse que pediu placas indicativas da interdição, mas que o material ainda não foi entregue pelo fornecedor.
Fonte: Exame