
O documentário tocantinense “Da Aldeia à Universidade” conquistou, nesse domingo, 24, o prêmio de Melhor Trailer/Teaser no Concurso Interativo do Gramado Film Market, um dos espaços mais prestigiados do audiovisual brasileiro, realizado durante o tradicional Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Dirigido por Leandro de Alcântara e produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, em edital lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o filme retrata a trajetória de dois indígenas da etnia Xerente, Romário Sorowasde Xerente e Sandra Krtadi Xerente em sua caminhada em busca da formação universitária.
A obra, que estreou no Cine Cultura, em Palmas, destaca os desafios enfrentados por estudantes indígenas no ambiente acadêmico e chama atenção para a importância de políticas públicas de permanência, que assegurem não apenas o acesso, mas também a conclusão dos cursos superiores por esses jovens.
Além do apoio da Secult, o projeto contou com a colaboração da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, responsável pela logística que possibilitou a presença de integrantes do povo Xerente no lançamento em Palmas. O momento foi marcado como uma devolutiva à comunidade retratada no filme.
Nas redes sociais, o codiretor e roteirista Tulio de Melo celebrou a conquista e fez questão de agradecer aos protagonistas:
“Esse prêmio é dedicado ao Romário Sorowasde Xerente e à Sandra Krtadi Xerente, que contribuíram com suas histórias e experiências acadêmicas para a produção do documentário.”