
A mais famosa história devampiros da literatura e do cinema, “Drácula” acaba de ganhar mais uma adaptação para os palcos do teatro. A comédia teatral é o próximo espetáculo do repertório da Cia de Teatro Cenaberta, que entra em cartaz no Theatro Fernanda Montenegro, de 05 a 08 de março deste ano. A estréia é uma produção independente da Cia Cenaberta.
A obra homônima a de Bram Stoker é idealizada e roteirizada pelo dramaturgo paulista Wilson Fumoy, que traz boas e divertidas histórias passadas alguns anos à frente dos tempos tradicionais de Conde Drácula. “Como estaria o famoso e honrado Conde Drácula nos dias de hoje? A decadência, as necessidades tão diferentes dos tempos antigos fizeram de nosso imortal um homem fraco e falido”, explica o autor.

Personagens clássicos da história também serão relembrados na interpretação da Cenaberta, como o jovem Van Der Vilson, que tem a única preciosidade que pode tirar Drácula desta penúria: uma noiva virgem. “Como conquistá-la? Nesta comédia tudo pode acontecer já que “avida cobra a vida daqueles que não são éticos”, complementa a sinopse do espetáculo.
Os textos do dramaturgo Wilson Fumoy já são velhos conhecidos dos fãs do teatro no Tocantins, pois o escritor é também responsável pelos textos dos espetáculos Torrenegra e O Antiquário Frankl, já apresentados em diferentes temporadas no Tocantins e pelo Brasil afora também pela Cia Cenaberta.
Elenco
O elenco do espetáculo é composto pelos atoresThiago Omena, Juliano Gomes, SheylaVirginio, Tchelly Paixão e Felipe Trindade, que estarão sob a Direção do ator e diretor Kaká Nogueira.
De acordo com o diretor, a intenção é alcançar o máximo das dimensões possíveis da obra e apresentar ao público um espetáculo popular e com diversão garantida, diferente dos chavões da dramaturgia do terror.
Cia Cenaberta
ACia.Cenaberta, com 10 anos de atividade, vem se destacando no cenário cultural do Estado do Tocantins, onde tem produzido e encenado espetáculos teatrais de alta qualidade artística e estética.Estas produções já foram apresentados em vários estados brasileiros e importantes teatros como Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas; Teatro Goiânia, em Goiânia; Teatro SESC Roraima, em Boa Vista; Teatro Bradesco, em Belo Horizonte e Theatro Arthur Azevedo, em São Luis; Teatro do MON, em Curitiba, e esteve presente na Mostra Fringe – Festival de Curitiba (2010), Mostra Diabo Velho – SESC Goiás (2013) e Mostra Jiquitaia – SESC Tocantins (2011 a 2014), onde recebeu alguns prêmios como o de melhor ator, atriz e espetáculo.
Entre as montagens teatrais, produzidas pela Cia. Cenaberta de Teatro, destacam-se: Drácula (2020); O Antiquário Frankl (2019-2020); L!nguaPreZa (2015); Torrenegra (2009/2017); Dias Difíceis (2012/2016).Também destaca-se o projeto social da Cia. Cenaberta, que visa a formação de jovens em pequenas cidades do interior do Tocantins, por meio doProjeto Poquelin–formaçãoinicial para oteatro.
O Autor
O paulista Wilson Fumoy é especialista em dramaturgia, diretor e escritor. Recebeu pelos seus textos menções honrosas do Ministério da Cultura, Conselho Nacional Antidrogas e Secretaria de Cultura de Belo Horizonte. Suas peças encenadas foram premiadas em vários festivais nos municípios de Guarulhos e São Paulo. O texto “Os Arquivistas” fez parte do Fórum Mundial Cultural, e “Game Over” foi levado aos palcos pela Turma do Gueto da Rede Record.
FICHA TÉCNICA
Texto: Wilson Fumoy
Realização e Produção: Companhia Cenaberta de Teatro
Direção: Kaká Nogueira
Codireção: Ana Friedlander
Assistente de Direção e Produção: Bell Gama
Assistente de Produção: MailaNohara
Preparador de Elenco: Juliano Gomes
Elenco: Thiago Omena, Juliano Gomes, SheylaVirginio, Tchelly Paixão e
Felipe Trindade
Ascom: Cinthia Abreu
Iluminação: Kaká Nogueira e Thiago Omena
Sonoplastia: Fábio Geriz
Cenografia e Cenotécnica: Renato Moura, G.A e Kaká Nogueira
Serviço
O quê – Comédia Drácula
Quando – De 05 a 08 de março
Onde – Theatro Fernanda Montenegro
Fonte: Assessoria Cia Cenaberta