
Além da boa comida, e boa música, o Festival trará prosas, demonstrações e dicas gastronômicas.
Muita gente espera com anciosidade o Festival Gatronômico de Taquaruçu, não só pelos show e por ser no Distrito de Taquaruçu e ter a natureza por perto. Mas para experimentar pratos e ter eles como inspiração tanto na hora de cozinhar como de apresentar para quem está de passagem ou visitando a capital tocantinense.
Neste intuito, foram inseridas algumas novidades para este ano, no 13º Festival: este ano a programação cresceu e se expandiu com Rodas de Prosa e Oficinas do Programa Culinária de Identidades. A programação terá início na quarta-feira, 04, às 17h, com Roda de Prosa e Oficina ‘Cozinha Autoral’, Bistrô Casa das Flores, e vai até o domingo, 08, as 15h, com Roda de Prosa e Oficina ‘Cadeia Produtiva Local’, no Restaurante Vila dos Sabores.
O Festival irá envolver todos nos processos de construção da gastronomia: Com valorização dos estabelecimentos locais, para que o visitante possa se sentir envolvido além de conhecer os estabelecimentos que Taquaruçu oferece durante o ano todo.
Confira aqui programação da parte Gastronômica e da Cozinha Show:
Quarta-feira, 04
Roda de Prosa e Oficina ‘Cozinha Autoral’
Horário:17h às 18h15
Local:doBistrô Casa das Flores.
Nesta roda de prosa vamos abordar as tendências do mercado da gastronomia, aliadas à cozinha autoral. Serão convidados chefes de cozinha com restaurantes conceituados em Palmas e Taquaruçu.
Achefde cozinha Tatianne Barros elaboraráum prato demonstrativoautoraldoBistrô Casa das Flores.
Convidados: Chef Eduardo Zonta do restaurante Quadra Contemporânea
Chef Thiago Siintani, Expresso Sushi. Alexandre Silva – Restaurante Choupana do Lago
Chef Tatianne Barros, Bistrô Casa das Flores
Capacidade de pessoas para oficina: 20 pessoas
Local: Pousada Casa das Flores
Endereço:Rua 31 s/n Quadra 85 Lote 8, TO, 77260-000
Telefone:(63) 98411-8008
Quinta-feira, 05
Roda de Prosa e Oficina Infantil ‘Quem Procura Acha’
Horário: 17h
Local: Local:Circuito Gastronômico
Cinco estações para começar a treinar os sentidos: paladar, visão, olfato, tato e audição. Aespecialista em patrimônio e gastronomia de identidades; Simone Moura conduzira com técnicas desenvolvidas em gastronomia, a imaginação dos pequenos e nada melhor do que aprender brincando e cantando. No decorrer da atividade faremos umaexperiência multissensorial baseada na degustação sensorial para os pequenos.
Convidados Especiais:Rodrigo Rodrigues,compositor e musicista e a Palhaça Tapioca da Trupe Açu
18h – Programação Kids – Projeto Culinária de Identidade com Simone Moura (Especialista em Patrimônio Material e Imaterial)
19h – Chef Osmane Silva – Restaurante Agenda 21
20h – Chef Luciano Coelho – Professor e Palestrante Motivacional
Sexta-feira, 06
Oficina de Panificação comTinna Duarte,comoProjeto Casa
Horário: 15 às 17h
Local: Casa do Artesão
Capacidade de pessoas para oficina: 20 pessoas
Endereço:7ª Avenida Chácara 12 Lote 12, Av. Taquaruçu
Roda de Prosa e OficinaCulinária de Identidades Étnicas: ‘A herança dos Ancestrais’:
Horário: 17h às 18h45
Local:Circuito Gastronômico
Será uma roda de prosa comuma metodologia sobre o olhar para as culturas ancestrais na nossa formação cultural, despertar, re-descobrir e potencializar os seus valores e saberes através do alimento. A roda contará com a participação especial de representantes do Povo Krahô e do indigenista Fernando Schiavini, precursor das feiras de sementes tradicionais e autor da obra ‘De longe Toda Serra é Azul’, entre outras. Haverá ainda a participação da historiadora, uma socióloga, uma engenheira de alimentose uma engenheira agrônomada UFT, além da participação de Simone Moura, especialista em patrimônio doPrograma Culinária de Identidades.
Convidados Especiais da Roda de Prosa: Embaixadores do Tocantins pelo Prêmio Nacional Dolmá: Chef Malena Mota e ChefThiago Siintane, Expresso Sushi.
Perfis
Fernando Schiavine: é considerado um dos sucessores naturais de humanistas práticos como Darcy Ribeiro e os irmãos Villas Boas. Ingressou na Fundação Nacional do Índio – Funai, no início da década de 1970. Contribuiu para a evolução do indigenismo brasileiro, dando voz e aliando-se à luta de personagens históricos, como Mário Juruna, Raoni Mektuktíre, Aleixo Krahô;
Dra. Claudia Auler: Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e doutorado em Microbiologia Agrícola na Universidade Federal de Lavras (UFLA), este último, com período sanduíche em Guadalajara, México no Centro de Investigación y Asistencia en Tecnología y Diseño del Estado de Jalisco (CIATEJ);
Dra.Liza Brasilio: Socióloga pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e doutora em sociologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Dra. Regina Padovan: Historiadora pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), mestre e doutora em História Social Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP);
Dra. Reijane Pinheiro: Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2001);
Maria Duringer: Engenheira Agrônoma, Mestra em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, com experiência em políticas públicas específicas para povos e comunidades tradicionais, extensão rural, Sociobiodiversidade, Agroecologia, e desenvolvimento rural. Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Ministério da Agricultura.
Culinária de Identidades Étnicas
Horário: 19h
Local:CozinhaShow – Circuito Gastronômico
Nesta aula show étnica, o alimento é entendido não como produto, mas como processo de transformação. Teremos representantes dopovo indígena Krahôensinando como fazer o Paparuto, uma comida ritualística a base de mandioca e milho.Eembaixadoresda gastronomia no Tocantins apresentarão um prato autoral com a identidade local.
Sábado, 07
Roda de Prosa e Oficina ‘Cozinha Sensorial’
Horário: 17 às 18h15
Local:Pousada Casa das Flores
Esta será uma roda de prosa com uma mesa montada pela especialista Simone Moura e convidados especias, com osperfumes da cozinhasensorial.Depois de aprender a explorar ao máximo na roda de prosa os perfumes da cozinha, vamos degustar uma geleia de tangerina com notas semelhantes entre o cheiro pungente das frutas e asnotas do perfume Eternity, de Calvin Klein e a geleia sensorial de cebola com alfazema. Os participantes aprenderão elaborar algumas composições aromáticas para sobremesas. Participação especial dachef Tatianne Barros da cozinha autoraldo Bistrô Casa das Flores.
Convidados:Chef Thiago Siintane, Expresso Sushi
Chef Tatianne Barros, Bistrô Casa das Flores
Capacidade de pessoas para oficina: 20 pessoas
Local: Pousada Casa das Flores
Endereço:Rua 31 s/n Quadra 85 Lote 8, TO, 77260-000
Telefone:(63) 98411-8008
Domingo, 08
Roda de Prosa e Oficina ‘Cadeia Produtiva Local’
Horário: 15h às 16h
Local:Restaurante Vila dos Sabores
Beatriz de Oliveira proprietária do Vila dos Sabores, abre seu empreendimento para esta roda de prosa na qualteremos a participação especial de seu pai, o empresário e chef de cozinhaElizeu Augusto de Oliveira e Dona Marlene Oliveirado grupo ‘Sabores’e de produtores da cadeia produtiva local de Taquaruçu, além de empresários de alimentação natural e cervejas artesanais. O tema central deste bate papo é‘Preste atenção no que come e bebe’. Será mostrado nesta roda de conversa e oficina novas receitas com ingredientes do universo orgânico, onde chefes convidados compartilham suas pesquisas e promovem experiências gastronômicas conscientes e sustentáveis.
Convidados especiais: Gustavo Bonatto, da Taquaruçu Adventure, Ana Lucia e Paulo Cardoso da Horta orgânica de Taquaruçu, Consultor Maicon do Programa Destino de Taquaruçue produtores orgânicos da região.
Capacidade de pessoas para oficina: 20 pessoas
Local: Restaurante Vila dos Sabores
Endereço:Av. São Sebastião, Qd 80, Lt. 04, Av. Taquaruçu