Curitiba, capital do Paraná, é uma cidade conhecida pela colonização italiana e polonesa. O lugar, localizado ao sul do Brasil, abriga inúmeros itinerários para você se divertir, apreciar a arte local e até descansar.

Confira aqui dez passeios imperdíveis para entrar na sua programação de viagem. Confira!

Museu Oscar Niemeyer (Foto: Wikimedia Commons)

Museu Oscar Niemeyer (Foto: Wikimedia Commons)

1. Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho, abriga parte importante da produção artística nacional e internacional. Projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, o MON foi inaugurado em 1978 e abriga aproximadamente 7 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design.

O espaço total tem cerca de 35 mil metros quadrados e seu acervo contém peças de nomes importantes, como João Turin, Theodoro De Bona, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Tomie Ohtake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, entre outros.

Universidade Livre do Meio Ambiente (Foto: Wikimedia Commons)

Universidade Livre do Meio Ambiente (Foto: Wikimedia Commons)

2. Unilivre
A Universidade Livre do Meio Ambiente é uma sociedade civil sem fins lucrativos destinada ao conhecimento sobre meio ambiente e ecologia. Inaugurada em 1992, a Unilivre está no Bosque Zaninelli, que possui 37 mil metros quadrados de mata nativa, espécies de aves e animais, além de um lago com peixes.

O prédio foi construído com troncos de eucalipto, imbuia, cambará, cedro e vidro. Uma rampa em espiral dá acesso a salas de aula, escritório e um mirante. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs, que também assina a Ópera de Arame.

Parque Barigui (Foto: Wikimedia Commons)

Parque Barigui (Foto: Wikimedia Commons)

3. Parque Barigui
Quem quiser conhecer as capivaras da cidade é só ir ao Parque Barigui. O nome tem origem indígena e significa “rio do fruto espinhoso” em referência às pinhas das araucárias nativas, as quais estão em abundância no local.

Assim como os demais parques da cidade, o Barigui faz parte de uma política municipal de preservação do meio ambiente. A flora é composta por araucária, erva-mate, pitangueira, vassourarão-branco, bromélia, orquídea, mirta, guabirotuba e guabiroba. Além do descanso, o lugar propõe uma trilha, pista de corrida, churrasqueiras e ciclovia.

Cine Passeio (Foto: Reprodução/curitiba.gov)

Cine Passeio (Foto: Reprodução/curitiba.gov)

4. Cine Passeio
Inaugurado em 27 de março de 2019, o Cine Passeio chegou para relembrar os tradicionais cinemas de rua da cidade. Além de entretenimento, o complexo abriga uma área para oficinas destinada ao público que se interessa pelo audiovisual.

Há também um cinema a céu aberto, no terraço do edifício, que funciona como área para eventos.

Ópera de Arame (Foto: Wikimedia Commons)

Ópera de Arame (Foto: Wikimedia Commons)

5. Ópera de Arame
A Ópera de Arame é um teatro feito a partir de tubos de aço, estruturas metálicas e placas transparentes de policarbonato. A construção, cercada por um lago artificial, chama atenção pelo formato circular e pela transparência, se destacando em meio ao urbano.

O auditório possui capacidade de mil espectadores e foi inaugurado em 1992 com a peça “O Sonho de Uma Noite de Verão”.

Jardim Botânico de Curitiba (Foto: Wikimedia Commons)

Jardim Botânico de Curitiba (Foto: Wikimedia Commons)

6. Jardim Botânico
Um dos principais pontos turísticos de Curitiba, o Jardim Botânico contém uma grande diversidade da flora nacional e internacional espalhadas pela estufa de vidro construída no estilo art nouveau. Inspirada no Palácio de Cristal de Londres do século 19, a estufa é climatizada e foi fundada com a finalidade criar um local de estudo, pesquisa e documentação do patrimônio florístico do país.

Torre Panorâmica (Foto: Reprodução/feriasbrasil)

Torre Panorâmica (Foto: Reprodução/feriasbrasil)

7. Torre Panorâmica
Também conhecida como “Torre da Telepar”, a Panorâmica é uma torre de comunicações com um observatório aberto ao público. O tradicional mirante da cidade possui 109 metros de altura e um deck de 360º de visão da cidade.

Praça do Japão (Foto: Reprodução/flickr)

Praça do Japão (Foto: Reprodução/flickr)

8. Praça do Japão
A Praça do Japão, localizada no bairro do Batel, foi construída em 1962 para homenagear os imigrantes japoneses. A área de 14 mil metros quadrados abriga 30 cerejeiras enviadas pelo império nipônico, além de seis lagos artificiais construídos nos moldes japoneses.

Outra doação enviada ao Brasil é uma lanterna esculpida em pedra, símbolo tradicional dos jardins do Japão. Lá também é possível encontrar o Memorial da Imigração Japonesa, que promove eventos temáticos regularmente.

Feira do Largo da Ordem (Foto: Reprodução/gazetadopovo)

Feira do Largo da Ordem (Foto: Reprodução/gazetadopovo)

9. Feira do Largo da Ordem
Ideal para quem gosta de antiguidades e artesanato, a Feira do Largo da Ordem acontece aos domingos no centro da cidade. No local, é possível encontrar desde comidas típicas como o pierogi, o barreado até os tradicionais pastéis e caldo de cana.

Além da gastronomia, o que marca a feira são os produtos feitos manualmente e que fazem girar a economia criativa, como roupas, velas, sabonetes, itens de decoração e ervas.

Bosque do Alemão (Foto: Reprodução/atlanticahostels)

Bosque do Alemão (Foto: Reprodução/atlanticahostels)

10. Bosque do Alemão
O Bosque do Alemão é um jardim que contém 38.000 metros quadrados divididos em mirante, bosque, biblioteca e uma trilha. O que chama atenção é o percuso até a “casa da bruxa”, local destinado ao público infantil. Nele, é contada a história de “João e Maria”, dos irmãos Grimm, através de painéis de azulejo.

Já o mirante está situado sobre a Torre dos Filósofos, uma torre com 15m de altura que possui estrutura em troncos de eucalipto e dá ao visitante a vista do parque.

fonte: Casa & Jardim

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796