Um total de 18.884 animais entre cães e gatos foram vacinados neste sábado, 18, durante o Dia D de Vacinação contra a Raiva na zona urbana. Cerca de 500 profissionais da saúde municipal atuaram nos 59 postos espalhados de Norte a Sul da Capital, garantindo a imunização dos animais de estimação.

vacinação 08 - Cleia Gomes

Somados aos cerca de 4 mil vacinados na zona rural, o Centro de Controle de Zoonoses de Palmas (CCZ) já imunizou 22.884 animais. A meta é imunizar 28.834 animais, para isso, a campanha de vacinação segue até o dia 31 de março na zona rural, com os agentes do CCZ percorrendo as propriedades rurais (veja cronograma abaixo). Já na zona urbana quem não conseguiu levar seu animal de estimação em um dos postos de vacinação neste sábado, poderá levar o animal até o CCZ para receber a imunização.

 

“A Campanha de Vacinação Antirrábica segue até o dia 31 de março e o ideal é que quem não pode trazer seu bichinho aqui, que possa procurar o CCZ e garantir a imunização. É importante frisar que a vacina não tem contra indicação e que podem ser vacinados animais a partir de três meses e em bom estado de saúde”, destacou a gerente do Centro de Aprendizagem, Investigação e Ensino em Vigilância e Saúde, Marta Malheiros.

 

A Escola de Tempo Integral Daniel Batista, na quadra 508 Norte, foi um dos postos de vacinação. Local escolhido pelo funcionário público Sérgio Martins que bem cedo levou a cadelinha July para vacinar. “Ela tem sete anos e todos os anos trago para vacinar porque é importante tê-la conosco. Então da mesma forma que cuidamos da nossa saúde, também cuidamos da saúde dela, porque para nós, ela é um membro da família”, ressaltou Martins.

 

A aposentada Maria Silésia Garcia levou a gatinha Polly (seis anos) para vacinar e também destacou a importância desse cuidado com o animal. “Ela é muito obediente e amorosa, é a alegria da casa e quando chega a época de vacinar a gente não vê a hora de trazer, porque isso é importante para a saúde dela”, disse.

 

Com três peludos em casa, a cabeleireira Ivonete dos Santos Teixeira levou-os de uma vez só para vacinar. Átila, Mel e Pitoco esbanjaram fofura ao serem vacinados. “Da mesma forma que alimentamos o animal todos os dias, devemos manter o calendário de vacinação deles também em dia. Isso é um carinho com eles que me dão o principal que é o amor”, destacou.

 

 

A doença

 

A raiva é uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo.

 

A doença acomete o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais, e a única forma de evitá-la é pela vacinação anual, que não tem contra indicação.

 

Confira o calendário de vacinação na Zona Rural

20 e 21/03 – São João – saída CSC São João

22/03 – Vão do Mutum – saída CSC Taquaruçu

23, 24 e 27/03 – Projeto de Assentamento (PA) Entre Rios – saída Escola Entre Rios

28/03 – PA Sítio – saída CSC Buritirana

29/03 – Grota D’Água  – saída CSC Buritirana

30/03 – Balsa –  saída CSC Buritirana

30/03 – Distrito de Buritirana  – saída CSC Buritirana

31/03 – Vão do Mutum – saída CSC Taquaruçu