Eletrodomésticos, cosméticos, perfumaria e vestuário devem contar com a certificação do Inmetro

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas de maior aquecimento do comércio. Para celebrar o momento, o comércio varejista oferece oportunidades diversas de produtos e negócios. Vestuário, cosméticos, perfumes, eletrodomésticos, alimentos e serviços, entre outros, estão à disposição da sociedade.

E, pensando no consumidor, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Tocantins, orienta a população sobre cuidados essenciais na hora de ir às compras.

Selo Inmetro Eletrodomésticos

Os produtos eletrodomésticos devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que informa sobre o consumo energético. Já as lavadoras e fogões devem apresentar, também, informações sobre o consumo de água e gás, respectivamente.

O consumo de energia é indicado por uma escala colorida com letras de A a G, que apresentam os níveis de consumo do aparelho. Uma seta preta com a letra correspondente ao consumo daquele aparelho informa o seu nível de eficiência energética. Assim é fácil saber, por exemplo, que um produto classificado com letra A é mais eficiente (gasta menos) do que um com a letra C. Vale ressaltar que as informações do selo permitem que o consumidor faça uma avaliação na hora da compra, podendo adquirir um produto que consuma menos energia e tenha menor impacto ambiental, além, é claro, da economia financeira. Contudo, é importante estar atento, pois um produto mais barato tem menor eficiência e pode sair mais caro, pois sua conta de luz será sempre maior.

De acordo com o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, o consumidor precisa estar sempre atento. “No caso do eletrodoméstico, o Selo Inmetro traz uma orientação importante de consumo que pode impactar positivamente o orçamento doméstico com a economia de energia”, destaca o presidente.

Vestuário

Para o consumidor que optar por presentear a mãe com roupas, é importante estar atento à etiqueta do produto. Nela deve conter todas as informações necessárias para o consumidor: dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Todas as informações devem estar escritas em português.

Vale destacar que algumas pessoas têm reações alérgicas com o contato da pele com alguns tecidos. Por isso, é fundamental que o consumidor saiba qual é o produto que está adquirindo.

“A etiqueta é a orientação de segurança ao usuário e a garantia de que o uso correto não trará problemas”, informa o presidente da AEM, Rérison.

Pré-Medidos

No caso dos cosméticos e perfumes, produtos que são pré-medidos, a orientação da Metrologia Estadual é que o consumidor leia todo o rótulo da embalagem, que deve conter o peso final do produto, descartado o material que o embala. 

Parceria com o consumidor

O consumidor que quiser contribuir com o trabalho da Metrologia Estadual, ao detectar possíveis irregularidades, pode entrar em contato com a Ouvidoria da AEM. O órgão disponibiliza canais diretos com o consumidor: telefone 3218-2076 ou 162, e-mail: [email protected] e o WhatsApp, através do número (63) 98466-6397.

fonte: Agência de Metrologia (AEM)

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796