Plenário da Câmara de Palmas – Foto: Divulgação
Maju Cotrim
O clima político entre alguns vereadores de Palmas é de revanchismo. Após viralizar que houve uma discussão entre a atual presidente Janad Valcari e o também novato na Casa, Eudes do PSDB nos corredores os olhos se voltaram ainda mais para o Legislativo.
Eudes não atendeu nem retornou nossas ligações. Janad disse via assessoria que não ia se manifestar sobre a discussão. Uma fonte da Gazeta informou ter presenciado a discussão que foi agitada.
Nas entrelinhas, a eleição da Casa para alguns vereadores que não são ligados à nova gestão é considerada “mal resolvida” e as medidas da nova presidente de suspender os veículos e ainda a Codap de janeiro também pegaram os que não são aliados de surpresa.
Janad, que surpreendeu ao ser eleita com 12 votos, tem falado em independência e em dar uma resposta às cobranças de transparência à população. Em coletiva essa semana foi firme ao dizer que a Casa precisa estar em sintonia com o povo.
Os aliados mais próximos, é claro, endossaram as novas medidas porém os do grupo oposto criticaram nos bastidores.
O fato é que a harmonia política na recém empossada Câmara da capital depende do interesse de todos e pelo clima até agora e falas nos bastidores, a Casa terá embates internos fortes.
Vereadores preferem não falar oficialmente mas alguns admitiram à Gazeta sentirem que o clima entre o grupo da Janad e os mais antigos ainda é de estranhamento.
Sejam pessoais ou políticas, que as diferenças no plenário e nas atuações não sejam maiores que a necessidade de qualidade legislativa por parte dos 19.
A população espera isso.