Proporcionar atividades aos cachorros na rotina diária é um dos critérios para garantir qualidade de vida aos pets. E uma das formas de fazer isso é introduzir práticas que estejam relacionadas a suas aptidões naturais. No caso dos cães, sabemos o quanto seu olfato é desenvolvido, especialmente se comparado ao nosso. Que tal, então, usar esse sentido extremamente aguçado ao promover brincadeiras para o pet em casa?
Todos são capazes — Não somente cães de raças conhecidas como excelentes farejadoras (como os pastores alemães e os beagles) podem se beneficiar com atividades que estimulam o olfato, mas todos os cachorros.
Como fazer — Em vez de oferecer a alimentação do cachorro nos potes de comida, espalhe parte da refeição por diversos lugares da casa. Faça como se fosse uma brincadeira de caça ao tesouro e comece de forma fácil e previsível para que ele entenda. Isso levará o animal a utilizar o faro para achar as porções daquela comida. Escondê-las atrás de alguns móveis e em cantos estratégicos também é uma boa pedida. Logo, será possível perceber como ele estará farejando intensamente atrás de cada uma das migalhas e, com certeza, vai encontrá-las!
Treinar para encontrar objetos — Não é somente durante as refeições que podemos estimular o cão a usar o olfato. Uma brincadeira bem divertida é treiná-lo para procurar e encontrar objetos. Para isso, use uma bolinha de tênis (que tem aroma característico e cujo material é fácil de guardar algum cheiro) ou um brinquedo que ele adore. Primeiro, mostre o objeto ao animal e deixe-o cheirá-lo. Depois, coloque-o um pouco à frente do pet (com recompensas saborosas ao lado), solte-o e, quando ele localizá-lo, recompense-o! Em seguida, peça para alguém tapar os olhos do cão e esconda o objeto em locais mais difíceis, como em outro cômodo. Então, libere o animal para buscá-lo e, da mesma forma, faça uma superfesta e recompense-o quando ele encontrá-lo. Esse treino é uma ótima pedida para promover uma atividade que envolva toda a família. Quem sabe você descobre que seu cãozinho é um excelente farejador.
Alexandre Rossi
([email protected]) é zootecnista, especialista em comportamento animal e sócio-fundador da Cão Cidadão
fonte: Casa & Jardim